Pets merecem cuidados nas festas de final de ano - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Pets merecem cuidados nas festas de final de ano

Revista algomais

Médica-veterinária alerta sobre fogos de artifício, alimentação e decoração dos ambientes

O Natal e Ano Novo estão chegando e, apesar de toda a comemoração, os tutores precisam ficar atentos e proteger os pets para que eles não sofram e nem fiquem estressados durante as festas. Os animais de estimação necessitam ficar afastados de muito barulho, principalmente, daquele produzido pelos fogos de artifício, que é prejudicial à saúde. Também devem manter distância das comidas da festa para que não façam a ingestão delas.

Agenda TGI

De acordo com a médica-veterinária Annie Tenório, que atua na Vet4All - aplicativo que oferece atendimento veterinário - os pets têm uma audição muito desenvolvida e ouvem os barulhos mais do que os seres humanos. Por isso que os ruídos causados pelos fogos de artifício são ensurdecedores para eles. “Muitos ficam com medo, chorando ou escondido. Tem animais que até pulam de janela tentando se afastar do barulho e sofrem acidentes, como a quebra de unha ou pata”, explica.

Para protegê-los do barulho dos fogos de artifício, os tutores têm que fechar todo o ambiente em que o animal estiver e lembrar de deixar um ventilador ou ar-condicionado funcionando. Também pode ligar um rádio ou televisão no momento dos fogos, brincar, fazer coisas que eles gostam e oferecer as comidas preferidas. “Não adianta, no momento da agitação, ficar abraçando-os, falando ‘calma’, porque entendem que o tutor também está nervoso. Então, é importante fazer algo que os agradam para que entendam que está tudo sob controle”, orienta Annie Tenório.

Os tutores também devem ter cuidado com as comidas ofertadas aos bichinhos durante as festas, porque os amigos de quatro patas não podem comer chocolate, uva, condimentos, cebola e alho. “Se oferecer comida para o animalzinho que seja uma feita especialmente para ele, com orientação de um especialista. As comidas feitas para os seres humanos não podem ser ingeridas pelo animal”, ressalta a médica-veterinária da Vet4All. A plataforma estará disponível para atendimento, inclusive nas festas de final de ano, Natal e Ano Novo.

Decoração dos ambientes

Os cuidados com os pets nas festas de fim de ano também incluem alguns itens usados para enfeitar a casa e até plantas decorativas e roupas com brilho. Isso porque os animais podem comer os objetos decorativos e plantas (algumas são tóxicas), bem como engolir o brilho das roupas, que também pode cair nos olhos. Ainda deve-se ter atenção com o uso de velas, por conta do risco de incêndio, e as luzes de pisca pisca. “O cão ou gato pode mexer ou morder o fio podendo sofrer um choque elétrico”, alerta a médica-veterinária da Vet4All, Annie Tenório.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon