A previdência do tipo PGBL, ou o Plano Gerador de Benefício Livre, é um tipo de aposentadoria privada que tem como finalidade a acumulação de recursos ao longo do tempo, para a complementação de renda na aposentadoria, assim como o INSS. Mas, pouca gente sabe, que esse plano de previdência privada pode ser excelente ferramenta econômica a quem declara o Imposto de Renda.
Segundo Marcelo Duarte, assessor de investimentos da Dapes Investimentos, é essencial destacar alguns pontos desse modelo, que funciona para pessoas que tem esse tipo de previdência e declara o IR no modo completo. “A PGBL é mais indicada para quem declara o imposto de renda no modelo completo, permitindo com que o investidor possa contribuir até 12% da sua renda bruta tributável em uma previdência privada e abata esse valor da sua base de cálculo, permitindo uma economia de imposto de renda.”
Também, de acordo com o assessor, existe uma contrapartida em questão da declaração. “No momento de resgate, o imposto de renda irá incidir sobre o valor total dos recursos existentes na previdência, tanto o valor aplicado quanto os rendimentos obtidos.”, explicou.
E quando o assunto é o IR, muitas pessoas gostam de deixar para pensar no assunto apenas no fim do prazo da declaração, por isso, de acordo com o assessor é imprescindível ter um bom planejamento na contratação de uma previdência. “Caso o investidor precise resgatar o recurso antes do prazo planejado, a cobrança de imposto de renda poderá ser até mais alta do que em investimentos comuns”, pontuou.