Agropecuária e serviços impulsionam retomada da economia após estagnação no fim de 2024
A economia brasileira cresceu 1,6% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao trimestre anterior, segundo dados dessazonalizados do Monitor do PIB da FGV divulgados nesta segunda-feira (19). Na comparação com o mesmo período do ano passado, o avanço foi de 3,1%, e no acumulado de 12 meses, o crescimento chega a 3,5%.
O destaque do trimestre foi o setor agropecuário, que avançou 12,2%, puxando o desempenho geral. Já os serviços, que têm maior peso no PIB, cresceram 1,3%. “Esse resultado reverte a tendência de desaceleração observada desde o terceiro trimestre de 2024”, afirma Juliana Trece, coordenadora da pesquisa.
Por outro lado, a indústria ficou estagnada, pressionada pela retração da indústria de transformação. As exportações subiram 2,8%, impulsionadas por produtos do agronegócio. O consumo das famílias cresceu 2,7% em relação ao primeiro trimestre de 2024, mas perdeu ritmo em comparação ao trimestre anterior (3,7%). Já os investimentos (FBCF) subiram 6,9%, também em trajetória de desaceleração.
A estimativa da FGV para o PIB no primeiro trimestre é de R$ 3,393 trilhões. O dado oficial do IBGE será divulgado no dia 30 de maio.