A escritora Marilena de Castro volta ao mercado literário com o livro de poesias O passado é noite (Editora Mondrongo, 64 p.), que será lançado na quinta-feira (23), às 20h, no Centro Cultural Raimundo Carrero, no Espinheiro. Cem exemplares estarão à venda, cada um deles ao custo de R$ 30. O evento contará com um recital da atriz Fabiana Pirro.
A obra se divide em três partes. Na primeira, a autora faz menção ao mito grego das Moiras, deusas irmãs que ditavam o ritmo da vida de humanos e deuses. “Uma tece o fio da vida, outra determina o tamanho e a terceira corta. Esse fio é imponderável, ninguém sabe como vai se desenrolar. Não dá para controlar certas coisas na vida”, explica Marilena.
A segunda parte remete ao pensamento do filósofo francês Gaston Bachelard e trabalha o destino das imagens fugazes. O terceiro ato se inspira no folclore germânico, em particular na lenda de Odin. Há uma perspectiva ampla nesta publicação, uma vez que cada trecho pode ser visto de forma autônoma. Ao mesmo tempo, permite ser visto como parte de um único poema, sem perder a unidade temática.
Para conceber “O passado é noite”, Marilena de Castro levou dois anos. “Sempre escrevi, mas publiquei muito pouco. A gente tem uma centelha, uma motivação de escrever, aí de repente vai passando para o papel de uma forma mais bruta. Depois, passo para o computador, vejo que tem alguns buracos, vou preenchendo, tendo outras ideias e assim vou caminhando. Tenho muita coisa guardada, mas estou amadurecendo”, comenta.
O livro conta com o prefácio de Marcelino Freire e capa de Pedro Buarque.
Sobre a autora
Marilena de Castro Carrero (Rio de Janeiro) é médica de formação e radicada no Recife. Há 17 anos, é casada com o escritor Raimundo Carrero. É autora do livro “A outra face”, publicado em 2004, e tem participação na antologia “Retratos: a poesia feminina contemporânea em Pernambuco” e “Pernambuco, terra da poesia”.
SERVIÇO
Evento: Lançamento do livro “O passado é noite”, de Marilena de Castro
Valor: R$ 30 (cada exemplar)
Data: 23 de novembro (quinta-feira)
Horário: 20h
Onde: Centro Cultural Raimundo Carrero (Av. João de Barros, 1468, Galeria Alameda João de Barros, Espinheiro. Recife – PE.)