Investimentos em infraestrutura impulsionam crescimento e consolidam liderança regional
O Porto de Suape encerrou 2024 com a marca histórica de 24,8 milhões de toneladas movimentadas, registrando o segundo melhor desempenho em seus 46 anos de operação. O crescimento de 3,6% em relação a 2023 foi impulsionado principalmente pela alta de 23,4% nas operações de contêineres, totalizando 646.804 TEUs, o maior volume anual registrado no Tecon Suape. Também houve aumento de 7,9% no número de atracações, com 1.628 embarcações, incluindo a estreia dos navios New Panamax, gigantes do mar com 366 metros de comprimento.
Esse avanço é resultado direto dos investimentos em infraestrutura promovidos pelo Governo de Pernambuco. "Fizemos a dragagem do canal externo, estamos recuperando o molhe de proteção e agora vamos executar a dragagem do canal interno. Com isso, esperamos que Suape cresça ainda mais em 2025, atraindo novos investimentos privados, gerando emprego para os pernambucanos", destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti. Além disso, a conclusão do Trem 1 da Refinaria Abreu e Lima, prevista para o primeiro semestre de 2025, deve ampliar significativamente a movimentação de petróleo e derivados.
Suape também se manteve líder nacional na movimentação de granéis líquidos e no transporte por cabotagem, além de liderar no Nordeste nos segmentos de contêineres e veículos. A importação de carros elétricos e híbridos da chinesa BYD foi um dos destaques de 2024, com 5.459 unidades desembarcadas em uma operação que durou três dias.