Porto De Suape E Secretaria De Agricultura Lançam Pacto Pelo Agro Em Pernambuco - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Porto de Suape e Secretaria de Agricultura lançam Pacto pelo Agro em Pernambuco

Revista Algomais

O Porto de Suape e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA-PE) firmaram uma parceria inédita para fortalecer a logística do agronegócio no Estado. Batizado de Pacto pelo Agro, o movimento estabelece um comitê permanente para destravar gargalos e ampliar o escoamento da produção agrícola, pecuária e pesqueira por meio do complexo industrial portuário. O lançamento ocorreu na sede da secretaria e reuniu o secretário Cícero Moraes, o diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto, e integrantes das equipes de ambas as instituições.

A proposta busca consolidar Pernambuco como polo exportador de frutas, carnes e outros produtos do agro. Além de discutir alternativas para a importação de insumos, a força-tarefa vai estruturar ações de médio e longo prazo voltadas ao aumento da competitividade do setor. “Hoje, representando o Governo de Pernambuco, sob a orientação da governadora Raquel Lyra, estamos dando o pontapé de um movimento permanente, que vai gerar impacto para o desenvolvimento do nosso Estado. Um gesto que sinaliza a disposição do governo em destravar o que precisa ser destravado”, afirmou Cícero Moraes.

O secretário destacou ainda que a articulação busca unir governo, produtores, técnicos e exportadores em torno de um plano integrado. “O Pacto pelo Agro é a demonstração de que o Estado está olhando para o futuro com responsabilidade. Com a articulação entre governo, setor produtivo e logística portuária, a expectativa é que Pernambuco avance na competitividade do agro e amplie sua presença nos mercados nacional e internacional”, pontuou.

Armando Monteiro Bisneto ressaltou que o acordo ganha força com a chegada do APM Terminals Suape, terminal privado de contêineres que começa a operar em 2026 com investimento de R$ 1,6 bilhão. “O equipamento será o primeiro 100% elétrico da América Latina, trazendo tecnologia de ponta e foco em sustentabilidade, o que deve ampliar a competitividade do complexo portuário no país e no mundo”, disse. Além do novo terminal, Suape também recebe investimentos de R$ 600 milhões na construção dos Cais 6 e 7, além da instalação de um Terminal de Granéis Sólidos.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon