10 imagens da Praça Maciel Pinheiro Antigamente – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

10 imagens da Praça Maciel Pinheiro Antigamente

*Por Rafael Dantas

O Recife comemorou nos últimos dias a revitalização da Praça Maciel Pinheiro, no bairro da Boa Vista. O local, que ficou por anos num estado de degradação e acumulando muita sujeira, recebeu investimentos da Prefeitura do Recife de quase R$ 500 mil. O projeto paisagístico contemplou a utilização de espécies arbustivas e forrações coloridas, com destaque para as ixoras nos canteiros que circundam o chafariz central, crinos com flores brancas e zebrina roxa nos dois maiores canteiros.

A coluna Pernambuco Antigamente faz um passeio pelas imagens antigas da praça, que é parte de um conjunto de quinze jardins históricos que contam com o renomado projeto paisagístico de Burle Marx.

Praça Maciel Pinheiro, com destaque para a Igreja Matriz da Boa Vista
(Biblioteca do IBGE)

De acordo com Semira Adler Vainsencher, pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco: “A atual Praça Maciel Pinheiro foi inaugurada no dia 7 de setembro de 1876, no coração do bairro da Boa Vista, em comemoração à vitória das tropas brasileiras na guerra do Paraguai (1864-1870)”.

Registro do fotógrafo Marc Ferrez, ainda no final do século 19

Praça Maciel Pinheiro, em 1900
(Manoel Tondella, Acervo da Brasiliana Fotográfica Digital)

Praça Maciel Pinheiro, em 1905
(Acervo Benício Dias, na Villa Digital)

A Villa Digital guarda alguns postais da coleção de Josebias Bandeira.

O postal abaixo é datado de 1908

Praça Maciel Pinheiro, em 1950
(Página Recife de Antigamente)

Abaixo, mais três fotografias do acervo do IBGE, mas sem identificação de data

Abaixo uma imagem bônus, uma pintura da praça.

Antes da inauguração da praça já havia um largo na região. Na pintura de Luis Schlappriz, de 1863, é possível ver o local, que já teve vários outros nomes antes também. De acordo com o Guia (co)Memorativo da Boa Vista, o antigo Largo do Aterro ganha o nome de Praça da Boa Vista ainda em 1831.

*Rafael Dantas é repórter da Revista Algomais e assina as colunas Pernambuco Antigamente e Gente & Negócios (rafael@algomais.com | rafaeldantas.jornalista@gmail.com)

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon