Pré-candidaturas desenhadas na disputa pelo Governo de Pernambuco

Ao se aproximar do mês de março e pouco mais de seis meses antes do pleito eleitoral de 2022, as candidaturas ao Palácio do Campo das Princesas vão se desenhando em Pernambuco. Nessa semana, após um longo caminho, o PSB confirmou o deputado federal Danilo Cabral como o nome que irá para as urnas pela Frente Popular. Na oposição, há uma multiplicidade de candidaturas que aguardam ainda decisões nacionais e avanços de conversas locais para fechar as composições.

Confira abaixo as principais apostas dos nomes que disputaram a preferência do eleitor pernambucano.

Danilo Cabral (PSB) – O deputado era um dos nomes cotados já em 2014 para disputar o Governo de Pernambuco, quando Paulo Câmara foi indicado pelo ex-governador Eduardo Campo. Agora, Cabral terá a missão de tentar a quinta vitória consecutiva dos socialistas. Mesmo sem nunca ter disputado uma campanha majoritária, ele chegará na campanha com uma forte rede de apoios da Frente Popular de Pernambuco e, provavelmente, será o candidato apoiado pelo ex-presidente Lula em Pernambuco.

Raquel Lyra (PSDB) – A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, deverá se licenciar em abril para concorrer ao Governo de Pernambuco como um dos principais nomes da oposição. Filha do ex-governador João Lyra (que  foi vice de Eduardo Campos), ela é forte na Capital do Agreste, que é o maior colégio eleitoral do interior. Nacionalmente, o seu partido deve confirmar uma federação com o Cidadania, que em Pernambuco tem como principal nome o deputado Daniel Coelho.

Miguel Coelho (União Brasil) – O partido que é fruto da fusão entre o DEM e o PSL deve inaugurar as disputas em Pernambuco com a candidatura do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. Filho do senador Fernando Bezerra Coelho, ele obteve expressivos índices de aprovação na cidade do Vale do São Francisco e terá o desafio de se tornar mais conhecido na RMR, principal pólo dos eleitores do Estado.

Anderson Ferreira (PL) ou Gilson Machado – O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, é outra aposta no campo das oposições. Liderando o segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco, Anderson deverá ser o candidato de Jair Bolsonaro no Estado, que se filiou recentemente ao partido. O presidente, porém, deu demonstrações de apoiar o ministro do turismo, Gilson Machado, para a disputa. O ex-sanfoneiro da Brucelose é cotado também para a disputa do senado e até da vice-presidência.

João Arnaldo (PSOL) – Candidato à vice-prefeito na chapa de Marília Arraes em 2020, João Arnaldo venceu as prévias do PSOL para a disputa do Governo de Pernambuco. Ele deve ser o principal nome de oposição no campo das esquerdas. Em 2018, a atual vereadora Dani Portela conseguiu 4,97% dos votos, ficando em terceiro lugar na disputa.

Jones Manoel (PCB) – Outra pré-candidatura já definida pelo partido foi a do professor, historiador e mestre em serviço social Jones Manoel.

 

.


.

*Por Rafael Dantas, jornalista e repórter da Revista Algomais. Ele assina as colunas Gente & Negócios e Pernambuco Antigamente
rafael@algomais.com
rafaeldantas.jornalista@gmail.com

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon