Prefeitura do Recife amplia restrições em bancos e supermercados - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Prefeitura do Recife amplia restrições em bancos e supermercados

Rafael Dantas

Passados 30 dias da confirmação dos primeiros casos de covid-19 em Pernambuco, a Prefeitura do Recife anuncia novas medidas de restrição e controle de pessoas em bancos e supermercados, que seguem abertos por serem considerados serviços essenciais. As medidas, válidas a partir de amanhã (14), determinam que todos os supermercados devem observar a presença de apenas um cliente por família dentro das lojas e disponibilizar álcool em gel para os clientes. Os supermercados deverão fechar dois terços das vagas de estacionamento e restringir a capacidade da loja à metade e também só deve ser permitida uma pessoa por carro, nos estacionamentos. Já os bancos e casas lotéricas deverão organizar as filas dentro e fora das agências.

O prefeito Geraldo Julio ainda reforçou, na manhã de hoje, a importância do isolamento social como única estratégia efetiva de controle da curva de crescimento da doença na cidade. "Nos últimos 30 dias, estamos trabalhando todos os dias, de manhã, de tarde e de noite, para salvar o máximo de vidas em nossa cidade. Importante ressaltar mais uma vez a necessidade de todos ficarem em casa, cumprindo o isolamento social. Se o Recife não estivesse engajado nesse isolamento, teríamos milhares de casos confirmados e mais de 200 mortes. Pelo monitoramento que temos feito, sabemos que 600 mil recifenses chegaram a ficar em casa. Mas nas últimas semanas 120 mil dessas pessoas voltaram a circular. Precisamos aumentar o isolamento. Cidades brasileiras, como Manaus, a primeira do país a anunciar colapso na sua rede de saúde, só agora registram isolamento maior. A união de todos é muito importante para o enfrentamento dessa pandemia", assegurou o prefeito, durante o anúncio das novas estratégias de combate à doença.

Agenda TGI

Para agências bancárias e lotéricas, as novas restrições dizem respeito à organização das filas dentro e fora das agências, preservando-se a distância entre os usuários desses serviços, e à retirada de canetas de uso coletivo. "O isolamento social, aferido por monitoramento a partir dos celulares, feito de forma pioneira no Recife, hoje está em 52%. Já foi de 60%. Nosso grande desafio é aumentar esse percentual para salvar vidas. As medidas anunciadas hoje são muito importantes. O pico no Recife vai depender de nós. Quanto mais fizermos, quanto menos pessoas nas ruas, mais retardaremos o crescimento dos números e evitaremos que muitos recifenses adoeçam ao mesmo tempo, sobrecarregando os serviços de saúde", disse o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

Para assegurar o cumprimento das novas medidas restritivas, o prefeito informou que a fiscalização será reforçada e que serão aplicadas as sanções de multa até suspensão do alvará de funcionamento das instituições que não cumprirem as novas determinações.

As medidas anunciadas hoje pelo prefeito Geraldo Julio se somam a mais de uma centena de ações realizadas pelo Plano Municipal de Contingência Covid-19 nos últimos 30 dias, estabelecendo o isolamento social na cidade, ampliando a capacidade de atendimento do sistema de saúde e de mitigação dos efeitos socioeconômicos da restrição. "Fomos a primeira cidade brasileira a garantir a entrega de kits de alimentação para os alunos da rede municipal, desde o primeiro dia se suspensão de aulas, totalizando mais de 2 mil toneladas de alimentos entregues até agora. Abrimos 120 vagas nos abrigos para pessoas em situação de rua e o Restaurante Popular distribuiu 195 mil quentinhas", lembra o prefeito Geraldo Julio.

 

(Da Prefeitura do Recife)

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon