Com o tema “Além das Flores, a Importância da Luta das Mulheres”, a Prefeitura do Recife anunciou nesta semana um conjunto de ações para marcar o Dia Internacional da Mulher. Entre as atividades estão o encaminhamento do Projeto de Lei à Câmara Municipal para a criação do primeiro concurso público para a Secretaria da Mulher do Recife e o lançamento do projeto Tá com Elas – o Crédito é da Mulher, que visa estimular a autonomia financeira de mulheres recifenses.
Com o objetivo de fortalecer a prestação do serviço público voltado para as mulheres, o Prefeito João Campos assinou o Projeto de Lei para a criação do primeiro concurso público para compor o quadro de pessoal da Secretaria da Mulher do Recife. Ao todo, são 81 vagas para as áreas de assistência social, psicologia, jurídica, pedagogia, ciências sociais, educação social e arte educação (nível superior). O Projeto será enviado à Câmara Municipal e avaliado pelos vereadores para, assim, poder ser executado.
“Pela primeira vez na história, teremos um concurso público para Secretaria da Mulher e, com isso, a gente garante perenidade. Independente do gestor, a gente garante que haverá a permanência dessas políticas públicas. Então, verdadeiramente, como a primeira capital do Brasil a ter paridade de gênero nos seus cargos de liderança, hoje eu fico feliz de compartilhar essa luta. Temos um time grande de mulheres que está liderando o Recife e eu acredito que a nossa cidade está melhor a cada dia”, disse o prefeito.
A Secretaria da Mulher lança também o projeto “Tá com Elas – o Crédito é da Mulher”, que pretende ofertar um mix de serviços para as mulheres empreendedoras e tomadoras de crédito do programa de microcrédito da Prefeitura, o Crédito Popular do Recife. O programa vai possibilitar às mulheres tomadoras de microcrédito desde conteúdos sobre empreendedorismo em linguagem leve e simples, as mentorias individuais que visam apoiar as empreendedoras com a construção de planos de negócios, além de dúvidas sobre precificação, fluxo de caixa e marketing digital.
Também faz parte das ações, a regulamentação do Fundo Municipal de Política para a Mulher. Recife é a primeira cidade do Brasil a criar um fundo voltado para o gênero, que possibilita à Secretaria da Mulher do Recife captar recursos nacionais, internacionais e de iniciativa privada, voltados para o desenvolvimento das suas ações, como o Centro de Referência Clarice Lispector, Maria da Penha vai à Escola, capacitação profissional, entre outros. Dos recursos captados, 50% serão destinados para as ações de gênero, 40% para custeio da secretaria e 10% para financiar iniciativas da sociedade civil.