Prefeitura do Recife celebra Hermilo Borba Filho e Osman Lins com programação cultural – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Prefeitura do Recife celebra Hermilo Borba Filho e Osman Lins com programação cultural

A Prefeitura do Recife celebrará, neste mês de julho, o autor, encenador, professor, crítico e ensaísta Hermilo Borba Filho, sua literatura fantástica e também um de seus mais contumazes afetos literários. Hoje (8), começa a 17ª edição da Semana Hermilo, que renderá homenagens não a um, mas a dois grandes nomes da literatura nordestina: Hermilo e seu recorrente parceiro literário, destinatário fiel de suas correspondências, Osman Lins.

Os dois, ao longo de muitos anos, foram cúmplices na escrita, trocando ideias, críticas, sugestões e principalmente cartas, que foram reunidas e serão publicadas pela Companhia Editora de Pernambuco, no próximo mês de agosto. Também compartilhavam um estilo literário semelhante, povoado por uma multidão de vizinhos, amores, parentes e serpentes, tipos os mais diversos que buscavam nas encruzilhadas ora da vida, ora da imaginação. Osman se manteve próximo a Hermilo até seus derradeiros dias e, numa última coincidência conspiratória da amizade e do destino, morreu num 8 de julho, dia em que Palmares ganhou um de seus mais ilustres filhos.

A data não poderia passar em branco. Para celebrar os dois autores, a Prefeitura do Recife antecipou a abertura da Semana Hermilo: a partir das 19h de hoje (8), o Teatro Hermilo Borba Filho será palco para uma apresentação da Família Salustiano, seguida de encenação do espetáculo Mané Gostoso, da Cia Meias Palavras, e fala do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Luiz Reis, um dos maiores estudiosos da obra de Hermilo no país.

O espetáculo, que transforma brinquedo de madeira em personagem, coloca em cena o imaginário da cultura popular nordestina, misturando cordel e teatro de bonecos, para contar as histórias e confusões da mocinha Anarina, do forasteiro e vilão Bibiu, da fofoqueira Comadre Zuzinha e do cabo Zé Firmino, que estão sempre encontrando um motivo para pelejar. O público também tem parte na confusão, decidindo até quem será o mocinho da história.

Com direção do paulistano Fernando Esrich, que também assina a trilha sonora, o espetáculo conta um azeitado trio no elenco, formado por Arilson Lopes, Samuel Lira e Luciano Pontes. Luciano também assina o texto. Os cenários e bonecos são de Rai Bento; os figurinos foram criados por Joana Gatis; e a luz é de Luciana Raposo.

A peça, assim como toda a programação da Semana Hermilo, será gratuita e aberta ao público.

Entre os dias 20 e 28, as atividades continuam, no mesmo Teatro Hermilo, localizado na Avenida Cais do Apolo, com a estreia do espetáculo As Cartas, do Coletivo Caverna, além de leituras comentadas, roda de conversa, palestra e oficina de literatura, que será ministrada por Lourival Holanda, membro da Academia Pernambucana de Letras (APL), ensaísta, crítico literário e professor da Pós-Graduação do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para mais informações e inscrições: 3355-3319 ou 3355-3321.

Confira a programação completa da 17ª Semana Hermilo:

17ª Semana Hermilo
De 8 a 28 de julho

PROGRAMAÇÃO

Dia 8 de julho (Segunda)
19h – Abertura, com a Secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, e apresentação da Família Salustiano
19h30 – Apresentação do espetáculo As Travessuras de Mané Gostoso, Cia Meias Palavras
20h30 – Comentário do professor Luiz Reis (UFPE)

Dia 20 de julho (Sábado)
19h30 – Estreia do espetáculo “As Cartas”, do Coletivo Caverna

Dia 21 de julho (Domingo)
19h – Espetáculo “As Cartas”, do Coletivo Caverna

Dia 23 de julho (Terça-feira)
19h – Leitura comentada do conto “A Idade dos Homens”, de Osman Lins, com direção de Carlos Carvalho/Eron Villar, seguida de comentários do professor Robson Teles

Dia 24 de julho (Quarta-feira)
14h às 18h – Oficina com o professor Lourival Holanda
19h – Palestra “Correspondências” com o professor Lourival Holanda

Dia 25 de julho (Quinta-feira)
14h às 18h – Oficina com o professor Lourival Holanda
19h – Leitura comentada do conto “O Ideal e a Glória”, de Osman Lins, com direção de Quiercles Santana e comentários de Adriano Portela

Dia 26 de julho (Sexta-feira)
14h às 18h – Oficina com o professor Lourival Holanda
19h – Roda de Conversa “Convívio: Osman e Hermilo”, com Leda Alves, Letícia Lins, Tarcísio Pereira e Lourival Holanda

Dia 27 de julho (Sábado)
20h – Espetáculo “As Cartas”, do Coletivo Caverna

Dia 28 de julho (Domingo)
20h – Espetáculo “As Cartas”, do Coletivo Caverna

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon