Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) da ONG Transparência Internacional Brasil revelou liderança de Vitória (RS) e da capital pernambucana
Recife é a capital nordestina mais bem avaliada no Índice de Transparência e Governança Pública (IPTG). Nesta edição, foram analisadas as dimensões de Governança, Legislação, Participação Social e Comunicação, Plataformas, Transparência Administrativa e Orçamentária, e Obras Públicas nas prefeituras. O índice, medido pela ONG Transparência Internacional Brasil, atribui notas de 0 a 100 para avaliar a transparência pública.
A capital pernambucana superou São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis e Curitiba. A avaliação não incluiu o Distrito Federal nem Porto Alegre, devido à crise das enchentes na cidade, que a excluiu do comparativo com as outras capitais.
Ricardo Dantas, controlador Geral do Município
“Essa boa classificação é fruto de um trabalho que a equipe da Controladoria Geral do Município vem conduzindo na consolidação de uma cultura de transparência no Recife. Estamos felizes que o esforço da cidade esteja sendo reconhecido por órgãos importantes como a Transparência Internacional Brasil. Várias ações e decisões realizadas pela cidade estão relacionadas a uma melhor governança. Na última semana, por exemplo, o município criou o Conselho Municipal de Usuários de Serviços Públicos (CMUSP), que será composto de voluntários que acompanharão, avaliarão a prestação de serviços públicos municipais. Os integrantes vão propor melhorias e contribuir na definição de diretrizes para prestação de serviços públicos adequados. E uma nova metodologia para melhorar a qualidade das respostas dadas ao cidadão pelos órgãos e secretarias do município está sendo implantada. Essas ações impactam diretamente no aumento da participação popular na gestão, assim como na transparência das ações do município”.