Prefeitura do Recife desponta como a segunda capital com mais transparência do País - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Prefeitura do Recife desponta como a segunda capital com mais transparência do País

Revista algomais

Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) da ONG Transparência Internacional Brasil revelou liderança de Vitória (RS) e da capital pernambucana

Recife é a capital nordestina mais bem avaliada no Índice de Transparência e Governança Pública (IPTG). Nesta edição, foram analisadas as dimensões de Governança, Legislação, Participação Social e Comunicação, Plataformas, Transparência Administrativa e Orçamentária, e Obras Públicas nas prefeituras. O índice, medido pela ONG Transparência Internacional Brasil, atribui notas de 0 a 100 para avaliar a transparência pública.

Agenda TGI

A capital pernambucana superou São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis e Curitiba. A avaliação não incluiu o Distrito Federal nem Porto Alegre, devido à crise das enchentes na cidade, que a excluiu do comparativo com as outras capitais.

Ricardo Dantas, controlador Geral do Município

“Essa boa classificação é fruto de um trabalho que a equipe da Controladoria Geral do Município vem conduzindo na consolidação de uma cultura de transparência no Recife. Estamos felizes que o esforço da cidade esteja sendo reconhecido por órgãos importantes como a Transparência Internacional Brasil. Várias ações e decisões realizadas pela cidade estão relacionadas a uma melhor governança. Na última semana, por exemplo, o município criou o Conselho Municipal de Usuários de Serviços Públicos (CMUSP), que será composto de voluntários que acompanharão, avaliarão a prestação de serviços públicos municipais. Os integrantes vão propor melhorias e contribuir na definição de diretrizes para prestação de serviços públicos adequados. E uma nova metodologia para melhorar a qualidade das respostas dadas ao cidadão pelos órgãos e secretarias do município está sendo implantada. Essas ações impactam diretamente no aumento da participação popular na gestão, assim como na transparência das ações do município”.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon