A rede municipal de saúde do Recife ganhou mais uma Unidade Provisória de Isolamento (UPI), construída para receber pessoas com suspeita ou confirmação de covid-19 e outras doenças respiratórias, agora na Zona Sul da cidade. A partir desta quinta-feira (9), mais 38 leitos passam a funcionar na Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura. Com esse terceiro hospital de campanha anunciado pelo prefeito Geraldo Julio, a Prefeitura do Recife passa a contar com 186 leitos para enfrentamento à pandemia do coronavírus. As ações fazem parte do Plano Municipal de Contingência Covid-19.
“Neste momento o objetivo principal é salvar mais vidas e neste contexto a ampliação do número de leitos é muito importante. Hoje começa a funcionar o terceiro hospital de campanha do Recife. São 38 novos leitos construídos na Policlínica Arnaldo Marques e agora a gente chega a 186 leitos prontos para receber pacientes da covid-19. O hospital de campanha aberto hoje fica no bairro do Ibura. Já temos mais dois em funcionamento, um em Casa Amarela e outro na Campina do Barreto”, disse o prefeito Geraldo Julio.
O prefeito destacou o esforço empreendido pela Prefeitura do Recife para o enfrentamento da pandemia. “Todos esses investimentos foram feitos com recursos da Prefeitura. Nós já cortamos R$ 186 milhões de despesas para conseguir fazer esses investimentos no enfrentamento ao novo coronavírus. Já contratamos 658 profissionais, compramos mais de um milhão de EPIs, e mais de 10 mil equipamentos para poder equipar todos os sete hospitais de campanha que já estão prontos ou em fase de conclusão. Estamos trabalhando dia e noite para salvar vidas”, afirmou.
Para abrir a UPI dentro da policlínica Arnaldo Marques, o atendimento ambulatorial foi suspenso e as salas de atendimento se transformaram em leitos de observação. Se algum paciente com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) tiver o quadro de saúde agravado e precisar ser estabilizado antes de ser transferido para uma UTI, poderá ser levado para as salas vermelhas, que possuem dois respiradores artificiais. Além dos respiradores e 38 camas hospitalares, a UPI está equipada também com 30 concentradores de oxigênio, um raio-x digital, três monitores de sinais vitais, um desfibrilador cardíaco, entre outros itens.
“Este é o terceiro hospital de campanha já anunciado pela Prefeitura em operação. A partir de hoje esses novos leitos já estarão em operação e vem se somar a todo esforço da gestão na aquisição dos mais de um milhão de EPIs, dos equipamentos médico-hospitalares e também as estruturas das unidades provisórias de isolamento. Lembro que essa estrutura fica anexa a Policlínica Arnaldo Marques e conta com a porta de entrada diferente do restante da própria unidade, para que não haja um cruzamento de fluxo, e que as pessoas que serão atendidas na maternidade por exemplo, não fiquem necessariamente próximas das pessoas que serão atendidas na triagem da UPI”, explicou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.
Em apenas duas semanas, a Secretaria de Saúde do Recife montou uma UPI com 30 leitos de enfermaria na área do estacionamento da Policlínica Arnaldo Marques, onde também estão recepção e espaço para acolhimento dos pacientes. Na área interna da unidade, foram feitas readequações do espaço para a abertura de outros oito leitos de enfermaria, além de dois consultórios médicos. Para quem precisa de outros tipos de atendimentos de emergência, o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Arnaldo Marques continua funcionando normalmente, devidamente separado da área onde ficam os pacientes com sintomas de síndrome gripal, para evitar contaminação.
Para humanizar o ambiente da UPI da Arnaldo Marques, as paredes internas receberam aplicação de adesivos que imitam janelas. A área interna também recebeu desenhos feitos pela equipe da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), em parceria com a Livraria Jaqueira. As paredes externas da UPI ainda foram grafitadas pelo ilustrador Rafa Mattos, de forma voluntária. O artista gráfico parceiro da Prefeitura do Recife fez desenhos com mensagens motivacionais e homenagens aos profissionais de saúde.
PÁSCOA - Durante o anúncio, o prefeito Geraldo Julio lembrou das comemorações da Páscoa e afirmou que ficar em casa é mais uma demonstração de amor pelo próximo. “Hoje, eu também queria registrar que esta será uma Páscoa diferente. Peço que todos mantenham o isolamento social durante a comemoração. Evitem encontrar os seus familiares pessoalmente, façam isso por vídeo, por telefone, por mensagem. Não vamos fazer aglomerações, precisamos no Brasil inteiro ampliar o isolamento para mais salvar vidas. A Páscoa é um momento em que a gente passa de um período de sofrimento para um momento de celebração da vida, então durante essa data, que a gente tenha um comportamento de salvar mais vidas e só é possível ficando em casa”, pediu o prefeito.