Empreendimento de 80 unidades pelo ProMorar deve beneficiar cerca de 280 pessoas e integra maior política habitacional do município
A Prefeitura do Recife publicou no Diário Oficial do Município o edital de licitação para a construção de um conjunto habitacional na Imbiribeira, financiado pelo programa ProMorar, com investimento estimado em R$ 20,3 milhões. O empreendimento prevê 80 apartamentos em um bloco de cinco pavimentos (térreo + 4 andares) e deve garantir moradia para cerca de 280 pessoas em situação de vulnerabilidade socioambiental.
Localizado na rua Paris, próximo à comunidade Dancing Days, o habitacional ocupará um terreno de 2,1 mil m² e terá área construída de 5,4 mil m². As unidades terão tipologias variadas, com apartamentos de até 58 m², além de infraestrutura prevista para o conjunto. “A infraestrutura inclui sistema de saneamento de água e esgoto, coleta seletiva de resíduos e acessibilidade, contemplando as áreas comuns e os apartamentos acessíveis”, detalha o chefe do Gabinete do ProMorar, João Charamba.
O projeto inclui áreas de convivência e lazer com mesas e bancos em concreto e madeira, estacionamento para veículos, bicicletário e paisagismo com ampla área verde e espécies ornamentais, apontadas como elementos que promovem conforto térmico e melhor qualidade ambiental. Na mesma região, o Município já executa dois conjuntos na Comunidade do Bem, com 336 apartamentos em obra.
A iniciativa integra a política habitacional adotada pela gestão municipal desde 2021, que já viabilizou mais de 5 mil unidades habitacionais entre obras concluídas, em andamento e aprovadas junto ao Governo Federal, além de projetos garantidos pela PPP Morar no Centro. Foram entregues sete conjuntos, totalizando 1.736 moradias, e há obras em andamento como Vila Esperança (Monteiro), Caranguejo Tabaiares (Ilha do Retiro), Comunidade do Bem 1 e 2, São José (Rua Imperial) e Vila Aeronáutica 1 e 2 (Boa Viagem). “Com recursos próprios, federais e oriundos do BID, a atual gestão executa a maior política habitacional da história. Desde junho, começamos as obras de seis habitacionais e entregamos o conjunto Papa Francisco”, afirma o secretário de Habitação, Felipe Cury.
Além da construção de moradias, a prefeitura destaca intervenções de proteção e garantia de imóveis: cerca de 16 mil famílias tiveram seus lares assegurados por obras como contenções definitivas de encostas desde 2021.
