O prefeito João Campos anunciou uma nova iniciativa educacional para fortalecer o sistema educacional do Recife. O programa "Recife no Mundo", lançado no Compaz Eduardo Campos vai oferecer cursos de língua inglesa vinculados a intercâmbios para estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino. Com parcerias estabelecidas nos países Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, esta abordagem visa impulsionar o aprendizado de línguas.
Através do "Recife no Mundo", estudantes e professores da rede pública municipal terão acesso gratuito a cursos de língua inglesa, além da oportunidade de participar de experiências de intercâmbio internacional. O programa também incorporará a aprendizagem da língua estrangeira com a imersão em culturas diferentes, expandindo as possibilidades de comunicação e enriquecimento acadêmico, cultural e social dos participantes.
“Pela primeira vez, na história do nosso País, uma cidade lança um programa de intercâmbio para jovens do Ensino Fundamental e Anos Finais. O Recife no Mundo vai possibilitar que 100 jovens recifenses de escola pública tenham a oportunidade de estudar fora do país, 100% custeado pela Prefeitura do Recife. Curso extensivo de segunda língua para mais de 25% de jovens da rede. Com isso, a gente garante que oportunidades que eram vistas como algo impossível - através de política pública bem feita e bem construída - se torna possível”, comentou o prefeito João Campos. “Haverá todo o custeio de passagens, acomodação, o custo de estar numa universidade fora, o custeio para as despesas lá. Além disso, a gente lança uma modalidade para professores de Letras que vão ter a oportunidade de passar um perído em lugares como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, acrescentou.
Esse programa inovador oferecerá cursos presenciais de língua inglesa aos alunos, com material didático e atividades audiovisuais. As aulas serão realizadas fora do horário curricular normal, quatro vezes por semana, e estão abertas a estudantes do 8º ano de qualquer escola municipal do Recife. Os professores, por sua vez, participarão de cursos híbridos, combinando modalidades presenciais e online, com atividades semanais de 3 horas e 30 minutos.