22ª edição do prêmio traz uma exposição com foto e biografia de nove mulheres homenageadas, que fica em cartaz de 04 a 13 de março, no Shopping Tacaruna
Todos os anos, a sociedade pernambucana aguarda ansiosamente os nomes das vencedoras do Prêmio Tacaruna Mulher, tradicional evento promovido pelo Shopping Tacaruna, que faz parte do calendário local de comemorações ao Dia Internacional da Mulher (08 de março). A premiação, que é realizada ininterruptamente há 22 anos, tem a missão de destacar o poder do protagonismo feminino e reverenciar mulheres que fazem a diferença no exercício de sua profissão, em nove categorias. Mais de 200 mulheres já foram homenageadas pela premiação durante sua trajetória. O Prêmio Tacaruna Mulher traz uma exposição com foto e biografia de cada mulher homenageada. A mostra deste ano ficará em cartaz de hoje (04) a 13 de março, no Espaço Cultural, situado no primeiro pavimento do mall.
Para evitar aglomerações, diante do cenário pandêmico da Covid-19, o Prêmio Tacaruna Mulher, mais uma vez, não realizará a cerimônia de entrega da premiação. “Resolvemos repetir o formato do ano passado, sem a realização da solenidade. A decisão foi bem aceita pelas vencedoras de 2021 e temos a certeza de que também será pelas desta edição. É com grande emoção que promovemos o prêmio há 22 anos, todos que fazem parte do Shopping Tacaruna têm um orgulho e um carinho enormes pela premiação”, salienta a superintendente Sandra Arruda.
“O Prêmio Tacaruna Mulher é um reconhecimento à história de luta e trabalho das mulheres na sociedade, sendo representados pelas homenageadas em cada edição. São personalidades femininas fortes, que dedicam suas vidas a um propósito”, destaca a gerente de marketing Yolanda Celeste. Cada mulher homenageada receberá o Troféu Feminilidade, criado pela artista plástica Margot Monteiro, que esteve entre as vencedoras do Prêmio Tacaruna Mulher, em 2004.
O Prêmio Tacaruna Mulher 2022 presta homenagem a nove mulheres nas respectivas categorias profissionais: Bruna Monteiro (Ação Social), Rosemary Souto Maior (Atividades Jurídicas), Cinthya Leite (Comunicação), Mariane Bigio (Cultura), Tereza Goulart (Design, Arquitetura e Decoração), Flávia Conceição (Educação), Bruna Rocha (Medicina e Saúde), Márcia Souto (Moda) e Ana Paula Vilaça (Política, Economia e Negócios).
As fotos da exposição do Prêmio Tacaruna Mulher são assinadas pelo fotógrafo Renato Filho, com produção do visagista Laércio Az. Já a decoração da mostra leva a assinatura do decorador Léo Peixoto. A campanha publicitária desenvolvida pela Casa Comunicação será exibida em vários outdoors do Recife. O público que conferir a exposição poderá visualizar um vídeo sobre cada mulher homenageada. Para isso, basta direcionar o celular para o QR Code, disposto em cada imagem, que será direcionado para o respectivo vídeo.
Escolha das homenageadas – Os nomes femininos de destaque nas áreas premiadas são sugeridos através de uma comissão que indica as possíveis ganhadoras. Em seguida, é montada uma lista com os perfis das indicadas que é votada por uma comissão julgadora – composta por jornalistas, publicitários, juristas, médicos, empresários e outros profissionais das nove categorias representadas na premiação. São formadores de opinião e notáveis da sociedade pernambucana que têm a difícil tarefa de escolher nove nomes em uma lista composta por mais de 100.
Prêmio Tacaruna Mulher 2022 – Homenageadas:
Destaque Categoria Ação Social – Bruna Monteiro
Comunicadora e empreendedora social, é idealizadora e diretora da startup de impacto social “Além da Cura”, organização que impacta mulheres através da produção de conteúdo humanizado sobre saúde – campanhas online e offline, vídeos, podcasts e materiais multiplataformas customizados para o setor corporativo. Através da mobilização social e comunicação, acredita no potencial das pessoas e instituições para transformar o mundo. Desde 2015, a instituição já impactou diretamente mais de 150 mil pessoas que foram beneficiadas por atividades presenciais, campanhas de conscientização e diagnóstico, além do fortalecimento da saúde emocional de mulheres e seus familiares. Com grande aceitação do público, mídia e crítica, o “Além da Cura” é referência em Pernambuco e no Brasil, ganhando reconhecimento do Sebrae, em 2017, pela inovação no empreendedorismo social. Tendo já realizado palestras para o TEDx e ONU Mulheres.
Destaque Categoria Atividades Jurídicas – Rosemary Souto Maior
A promotora de Justiça Rosemary Souto Maior atua há mais de 30 anos no Ministério Público de Pernambuco. Possui uma trajetória de luta pela defesa dos direitos humanos na área da Justiça e Segurança Pública. Trabalhou por 17 anos na comarca de Itambé, onde atuou no combate ao enfrentamento dos grupos de extermínio e criou o Projeto “Humanizar e Estruturar a Cadeia Pública de Itambé”, uma iniciativa inédita no Estado, que conseguiu reformar as dependências físicas do local, visando a capacidade de ressocialização dos presos. Desde 2014, é a promotora de justiça criminal titular do 4º Tribunal do Júri da Capital. Em 2017, ao lado do magistrado titular, idealizou o Projeto “Princípio da Plenitude da Tutela da Vida”, com o objetivo de encarar a problemática da violência com celeridade. Trabalharam juntos para atingir 200 julgamentos em nove meses. Chegaram ao fim daquele ano com 225 sessões realizadas, um recorde absoluto no Brasil.
Destaque Categoria Comunicação – Cinthya Leite
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco. Repórter do Jornal do Commercio, Cinthya Leite acompanha o setor de saúde desde 2003. Possui experiência na área de jornalismo científico, com ênfase em saúde, educação, ciência, gerontologia e comportamento. Já recebeu mais de 25 prêmios com foco na temática do jornalismo em saúde. É uma das primeiras jornalistas em Pernambuco que usou as redes sociais para ampliar a oferta de informações sobre saúde. Tem especialização em Geriatria e Gerontologia pela Estácio do Recife e mestrado em Saúde da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente está fazendo doutorado em Saúde Pública pela Fiocruz PE.
Destaque Categoria Cultura – Mariane Bigio
Nascida no Recife, Mariane Bigio é escritora, contadora de histórias, cantora e radialista. Ministra Oficinas de Literatura para crianças, jovens e educadores. Em 2007, lançou seu primeiro folheto de Cordel, “A Mãe que Pariu o Mundo”, premiado pela Prefeitura do Recife. Daí por diante a poesia tomou conta da sua vida. Começou recitando nos mercados públicos da cidade, para os boêmios. Hoje, sua especialidade é a Literatura de Cordel escrita para crianças, mas Mariane continua aproveitando as oportunidades que surgem para recitar para “gente grande” e expor nas rimas os anseios e dilemas do cotidiano. Em 2016, foi convidada para ser vocalista da Bandalelê, um grupo infantil formado por músicos e bailarinos experientes. O show da Bandalelê apresenta ao público infantil composições de grandes nomes, como Vinicius de Moraes, Toquinho e Zeca Baleiro, com arranjos inusitados e frenéticos, além de composições autorais cheias de poesia.
Destaque Categoria Design, Arquitetura e Decoração – Tereza Goulart
Designer de peças em cerâmica, Tereza Goulart também atua em todo o processo de produção dos itens, desde a criação, modelagens exclusivas, até o acompanhamento da secagem e queimada. O trabalho dela ganhou ênfase com a concepção de louças personalizadas em formatos orgânicos. Suas criações estão na mesa dos restaurantes mais atuais do Recife, a exemplo do Manu Tenório Café. Seu trabalho já esteve compondo diversos ambientes da Casa Cor Pernambuco, inclusive na edição adaptada do evento para o período da pandemia: o projeto Janelas Casa Cor. Em 2020, suas peças foram parar no Westwing Home & Living, conceituado clube de compras on-line para móveis e acessórios de decoração de alta qualidade do Brasil. Sócia do Espaço Arteiras, onde toca o ateliê, Tereza Goulart tirou suas peças do forno mesmo no desafiador ano de 2020.
Destaque Categoria Educação – Flávia Conceição
Mestra e Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, Flávia Conceição é professora adjunta de Espanhol do Departamento de Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É autora da obra “Espanhol para concurso público”, sendo a primeira pernambucana a escrever um livro de espanhol para concursos da área jurídica. Também a primeira professora de espanhol pernambucana, a aprovar em concurso para área de espanhol no Ensino Superior em instituição pública do Estado de Pernambuco; primeira pernambucana, doutora em Letras e professora de espanhol, a participar do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) – língua estrangeira (espanhol). Também de forma pioneira é a primeira professora de espanhol, doutora em Letras, a ser homenageada pelo honroso projeto “Mulheres que mudaram a história de Pernambuco”, e primeira professora da área de Letras a fazer parte da equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRPE.
Destaque Categoria Medicina e Saúde – Bruna Rocha
A médica Bruna Rocha está na linha de frente contra a Covid-19, no Real Hospital Português e no Memorial São José. Possui graduação em medicina pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte, em 2013. Tem formação em pneumologia, pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPM), e em endoscopia respiratória, pela Universidade de São Paulo (USP/Incor), além de residência em Clínica Médica, pelo Hospital Miguel Arraes (HMA). Suas áreas de atuação são: Unidade de Terapia Intensiva (UTI), endoscopia respiratória diagnóstica e terapêutica, ultrassonografia endobrônquica (EBUS) e criobiópsia.
Destaque Categoria Moda – Márcia Souto
Márcia Souto é a diretora geral de economia criativa, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), agência ligada ao Governo de Pernambuco. Em 2021, pensando em enaltecer os talentos e a moda local, junto com o governo estadual, esteve à frente da criação da primeira Loja de Moda Autoral de Pernambuco (Mape). A proposta do espaço é fomentar a produção de peças autorais, criações que não seguem tendências de moda e de mercado, mas que valorizam o trabalho criativo, a cultura e o design. A Mape está localizada ao lado do Centro de Artesanato de Pernambuco, Armazém 11, no Marco Zero do Recife. A loja proporciona às marcas e criativos que produzem moda autoral em Pernambuco a divulgação e comercialização de seus produtos, que são criados e produzidos com a utilização de saberes e recursos locais.
Destaque Política, Economia e Negócios – Ana Paula Vilaça
Chefe do Gabinete do Centro, da Prefeitura do Recife, Ana Paula Vilaça se tornou conhecida da população pernambucana ao assumir importantes desafios públicos, a exemplo do enfrentamento à pandemia da Covid-19 e da coordenação do Turismo na capital pernambucana. Sua carreira na Prefeitura iniciou em 2013, quando assumiu a Gerência-geral do Recife Antigo, posto que ocupou até 2015, quando foi alçada a secretária-executiva de Turismo da Prefeitura do Recife. Em setembro de 2015, assumiu a presidência da Empetur, ligada à Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Governo de Pernambuco. Em 2017, foi convidada para assumir a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife, onde teve a oportunidade de implementar vários projetos de impacto para a cidade, como Ciclofaixa de Lazer, Academia Recife, Recife Antigo de Coração e Colorindo o Recife. Formada em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), bacharel em Direito, pela Universidade Paulista (UNIP-SP) e mestre em Planejamento Urbano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ana Paula Vilaça já atuou nas esferas federal, estadual e municipal, com experiências em Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.