Encontro destaca a importância do reconhecimento e da proteção do patrimônio afro-brasileiro em Garanhuns. Foto: Eduardo Cunha/Fundarpe-Secult-PE
No próximo sábado (18), será realizada uma mesa redonda com o tema Preservação do Sítio Histórico de Cruz das Almas do Quilombo do Castainho. O debate busca reforçar a necessidade de mobilização da sociedade civil para o reconhecimento e valorização do patrimônio histórico afro-brasileiro, com foco especial na proteção de bens culturais vinculados às comunidades quilombolas, seja por meio do tombamento ou registro.
O evento reunirá o Mestre Ígor Cardoso, membro do Instituto Histórico de Garanhuns e do IAHGP; Harlan Gadelha, representante do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC), presidente do IHAGGO e também membro do IAHGP; a Dra. Pollyana Calado, técnica em preservação do patrimônio cultural; e a Professora Dra. Luanna Ventura, sócia honorária do IAHGP.
A mesa redonda pretende fomentar o diálogo sobre a preservação de espaços simbólicos para a memória e a identidade quilombola, além de discutir estratégias para garantir o reconhecimento institucional e o fortalecimento das políticas de salvaguarda do patrimônio afro-brasileiro.