No dia 2 de março, às 19h, no Ginásio Geraldão, a produtora Kariri Encantado e Artemanha Produções, trazem a Recife, a primeira edição do projeto cultural “Janelas de Encontros”, onde irá unir vários segmentos do universo das artes em um só lugar. E para trazer ainda mais cor, muita mistura, diversidade e musicalidade contaremos com dois grandes shows dos artistas Céu e Zeca Baleiro, subindo ao palco do Janelas para abrir os caminhos nesta primeira edição.
O projeto chega para fomentar e expandir as possibilidades artísticas e sensoriais da cidade, surgindo a partir de um dos livros escritos por Santiago (cineasta, escritor, roteirista, diretor e idealizador do projeto), chamado Janelas, que conta a história de uma mulher que tem um lapso de memória no tempo e, ao retornar, todos os dias precisa enfrentar suas dores e angústias na inconstante busca de se reencontrar dentro de si. E, em breve, estará disponível para os leitores.
Diante disso, Santiago decidiu transformar a escrita em vivência, unindo as diversas áreas das artes de Recife. Durante todo o evento, além da área onde serão realizados os grandes show da noite com os artistas convidados Céu e Zeca Baleiro, teremos dois espaços disponíveis para o público: o Gastronômico, que trará as mais variadas comidinhas típicas da cidade, e o Espaço Cultura Viva que será disponibilizado aos artistas (artesãos, ilustradores grafiteiros, artistas plásticos, escritores…) da cidade que queiram agregar ao projeto e expor suas artes durante o dia do festival.
Santiago acredita que é preciso movimentar e ocupar lugares com a cultura pernambucana saindo do habitual e misturando novas formas de vivenciá-las para movimentar a cultura local.
Os ingressos estão sendo vendidos, através da plataforma do Ingressos Prime. Aos artistas interessados em participar do evento, podem entrar em contato através do Instagram do evento @filmejanelas.
Santiago
Santiago tem quase 30 anos de carreira dedicados à arte, percorrendo a dança, o teatro e o circo. Em 2018, entra para sua atual paixão, o cinema. Também é escritor e roteirista e dentro desse multiverso, já escreveu cerca de 20 dramaturgias e os roteiros do curta-metragem: Absinto (2019) e dos longas-metragem: Janelas… (2021), Invisíveis (2021), Ópera Caldeirão: a Santa Revolução (2021/2022) e a série Hamlet Fragmentado. Santiago é ainda o idealizador e curador da MICINE (Mostra Independente de Cinema do Nordeste) e do Concurso de Roteiristas MICINE.
Serviços
Evento: Janelas de Encontros Edição I
Data: 2 de março
Horário: 19h
Local: Ginásio Geraldão (Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 7787, Imbiribeira, Recife/PE)