Produtores Rurais De Petrolina Discutem Entraves Das Exportações E Perspectivas Para 2026 - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Produtores rurais de Petrolina discutem entraves das exportações e perspectivas para 2026

O Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR) reuniu representantes das principais entidades do agronegócio do Vale do São Francisco para avaliar os resultados de 2025 e discutir desafios e oportunidades para o setor. O encontro, realizado durante um café da manhã, concentrou-se nos entraves da comercialização de frutas para os Estados Unidos e nas demandas de capacitação dos produtores.

Participaram do evento o prefeito Simão Durando, o ex-prefeito Miguel Coelho e dirigentes da Codevasf, Sebrae, Embrapa, Adagro, Univasf, Abrafrutas, Unimed, Sest Senat, IF Sertão e Senac. O presidente do SPR, Jailson Lira, fez um balanço do ano, afirmando que “tivemos um ano muito difícil, que nos desafiou a encontrar soluções para problemas como o tarifaço norte-americano”. Ele destacou que o alinhamento entre as instituições locais contribuiu para superar parte das dificuldades.

O SPR projeta um cenário favorável para 2026, com a continuidade dos estudos para implantação da primeira vinícola de Petrolina, parceria com a Prefeitura e o Sebrae. O prefeito Simão Durando reforçou que o município deve ampliar a produção e exportação de frutas com a consolidação da nova fronteira agrícola do Projeto Pontal. Disse ainda que a articulação entre as entidades será mantida no próximo ano, lembrando que o chefe do Executivo municipal assume também a presidência do Comitê das Exportações no Brasil.

A chefe-geral da Embrapa Semiárido, Lúcia Kill, avaliou que 2025 exigiu respostas rápidas e ações conjuntas. Segundo ela, a instituição atuou com observatórios de manga e uva, pesquisas sobre uso eficiente da água e estudos voltados para impactos das mudanças climáticas. Lúcia afirmou que “para 2026, seguimos juntos com os nossos parceiros, inclusive o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, buscando novas alternativas e trazendo novas opções para o Vale de São Francisco”.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon