Em todo o Nordeste, o Sebrae, em parceria com o Ministério do Turismo e Embratur, dá início ao desenvolvimento do programa “Investe Turismo”, que conta com R$200 milhões para acelerar o desenvolvimento; aumentar a qualidade dos produtos e serviços turísticos; atrair investimentos; gerar empregos e incrementar a competitividade; e fortalecer a governança em regiões estratégicas para o turismo. Em Pernambuco, o programa será lançado também com apoio do Governo do Estado, na próxima segunda-feira (1°), e vai beneficiar três rotas, das 56 do total do projeto. O evento de lançamento – voltado para empreendedores do setor turístico – acontece no auditório do Cais do Sertão, das 9h às 13h. Pela tarde serão oferecidos atendimentos individuais aos empreendedores pelo Ministério do Turismo, BNB, BB, Empetur e Sebrae. Toda a programação é gratuita.
As três rotas pernambucanas escolhidas foram Tamandaré e Porto de Galinhas; Recife, Olinda, Igarassu e Ilha de Itamaracá; Fernando de Noronha. A iniciativa vai levar um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação, melhoria de serviços e ampliação da comercialização. A meta é unir setor público e iniciativa privada para preparar e promover a competitividade nessas rotas turísticas estratégicas.
“A parceria com o Ministério do Turismo e com o Governo do Estado vai nos possibilitar atuar fortemente na ampliação da comercialização em Pernambuco. As três rotas escolhidas vão receber rodadas de negócios, seminários de crédito, famtur, press-trips, além de uma forte atuação para o desenvolvermos dos aspectos de inovação das empresas e de outros, que podem melhorar a competitividade e o desempenho dos pequenos negócios da área do turismo. A governança dos locais afetados também será trabalhada, para que o desenvolvimento do turismo se dê, cada vez mais, de forma perene e organizada”, afirma Mário César, coordenador do Projeto Investe Turismo no Sebrae/PE.
Participam do evento o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. “Vamos aproveitar todas as belezas dessa que é uma das mais belas costas litorâneas do mundo, ampliando as oportunidades de investimentos e apoiando a geração de novos negócios que qualifiquem a experiência do turista. É hora de converter nosso potencial turístico em negócios, empregos e renda”, afirma o ministro.