A 3ª Edição do Projeto Mamulengo em Tecnovívio, conduzida pelo mestre em Artes Cênicas pela UFRN, Alex Apolonio, acontecerá online de 14 de outubro a 5 de novembro. O objetivo do projeto permanece o mesmo dos anos anteriores: facilitar a inclusão digital para os brincantes mamulengueiros em Pernambuco. O projeto surgiu durante a pandemia em 2020, quando as restrições obrigaram os artistas a explorar ferramentas digitais, revelando a necessidade de alfabetização digital para continuar com suas performances e interações virtuais.
Alex Apolonio explicou: “Isso gerou um entrave para o trabalho dos artistas que naquele momento tinham que dominar, minimamente, essas ferramentas para conseguir ter acesso aos editais e as vendas de bonecos e espetáculos por meio da internet.” O projeto iniciou com um mapeamento da realidade dos mamulengueiros durante a pandemia, seguido pela capacitação para o uso das redes sociais no ano seguinte. Nesta terceira edição, o projeto aprofundará a capacitação, visando preservar e transmitir os valores da cultura de tradição popular.
Durante o mês, o Mamulengo em Tecnovívio promoverá discussões sobre a presença do Mamulengo nas redes sociais, oficinas de vendas online, marketing digital e criação audiovisual para o Mamulengo. Os curtas produzidos na última oficina farão parte de uma mostra online. Todas as atividades incluirão acessibilidade comunicacional em LIBRAS. O projeto é realizado pela produtora Armorial Interações Culturais, com apoio do Governo do Estado de Pernambuco através do Fundo de Incentivo à Cultura FUNCULTURA, e em parceria com a Casa dos Saberes da Cultura Popular – CASACUPO de Glória do Goitá (Mata Norte).
Programação:
- 14/out às 16h: Bate-papo: O boneco popular na era digital com Pablo Dantas e Alex Apolonio.
- De 16 a 18 de out.: Oficina: Barraca virtual, negócios online! Das 19h às 21h, com Cayque Freitas.
- De 23 a 25 de out.: Oficina: Mamulengando o Marketing Digital. Das 19h às 21h, com André Lira.
- De 30/out a 05/nov: Oficina: Luz, Câmera, Mamulengo – Ação! Das 19h às 21h, com William Oliveira.
Inscrições gratuitas através do link na bio do Instagram @armorial_ic, com limite de 25 vagas. As transmissões serão feitas pelo canal da Armorial Interações Culturais no YouTube.