Projeto NEO Brasil promove educação 3.0 em Pernambuco

Se antes da pandemia já se fazia necessária a inclusão das habilidades e competências digitais nos afazeres pessoais e profissionais, agora é indispensável que todos estejam adaptados e sejam capazes de criar e produzir nos ambientes virtuais. Com o olhar da educação contemporânea alinhado ao atendimento das expectativas de mercado, o projeto Novas Oportunidades de Empregos para Jovens – NEO Brasil, em parceria com a CESAR School e a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, está realizando a terceira e última formação em Educação 3.0, com mais de 30 técicos das 16 Gerências Regionais de Educação (GRE) do estado, além de integrantes do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Em um contexto de distanciamento social devido ao coronavírus, as aulas foram adaptadas para as plataformas virtuais, possibilitando que os participantes venham a atuar como multiplicadores junto aos professores da rede estadual.

O curso, que segue até 10 de setembro, possibilitará que os cursistas estejam aptos a repassar os conhecimentos de aprendizagem e ensino remotos, integrando professores e alunos ao universo digital. A proposta visa beneficiar os mais de 75 mil jovens matriculados nas escolas técnicas do estado, disseminando práticas e conhecimentos que vão ajudá-los a atender aos desafios do trabalho do futuro, na nova era da transformação digital. Ao todo serão 82 horas/aula, divididas em cinco módulos, organizados em duas fases – imersão e experimentação – e conduzidos a partir de um processo de acompanhamento da utilização das atividades vivenciadas durante as capacitações. Serão trabalhados metodologias, projetos e vivências em Educação 3.0, avaliação e comunicação de resultados, e no último módulo, “Desenvolvimento de cenário de aprendizagem remota”, cada participante irá desenvolver uma estratégia de aplicação das expertises adquiridas para um cenário real de atuação.

Realizado em modalidade presencial para as turmas anteriores, este novo curso foi ajustado para a realidade atual de isolamento social. “Tivemos a preocupação de trazer todo o conteúdo formativo para o contexto do remoto, com o cuidado de pegar a riqueza dos ambientes de ensino para uma forma diferenciada. Os educadores podem replicar na sala de aula e multiplicar essas ferramentas para a rede”, comenta a gerente do projeto na CESAR School, Marcela Cox. Os blocos didáticos estão sendo ofertados por meio de atividades pontuais, síncronas ou assíncronas, através do ambiente virtual, incluindo uso de recursos tecnológicos, metodologias ativas e aprendizagem por projeto.

Em nível estadual, o desafio de formar jovens preparados para as realidades do mercado busca integrar as ferramentas digitais como aliadas no processo. “É muito difícil quando o docente cai de paraquedas para fazer um ensino remoto quando ele mesmo nunca foi aluno do ensino remoto. Com o projeto NEO Brasil eles têm primeiro a experiência de formando e depois como formador para esse tipo de modelo. E quanto mais práticas nós tivermos, melhor conseguiremos propor soluções para os diversos cenários encontrados na rede de ensino”, pontua o servidor da Secretaria de Educação e Esportes, e um dos cursistas da última frase do projeto NEO Brasil em Pernambuco, Raphael França.

Como o NEO Brasil é um projeto piloto que está em seu último ano de financiamento pelo BID Lab, o desafio é buscar formas de dar sustentabilidade às ações inovadoras que foram implementadas ao longo desses últimos três anos. “Os dirigentes da Secretaria Executiva de Educação Integral e Profissional avaliaram que a capacitação dos 295 educadores em Educação 3.0 resultou na mudança das práticas pedagógicas das escolas integrantes da ação e na consequente melhoria da aprendizagem dos estudantes em diferentes padrões de desempenho. Contudo, era preciso ampliar esta capacitação para todos os professores da rede de escolas técnicas. Para isso, mudamos a estratégia e criamos essa nova fase formada pelos profissionais das 16 Gerências Regionais de Educação, que terão o papel de disseminar a metodologia de forma sistemática e duradoura em todas as 46 escolas técnicas do estado, com potencial para atingirmos mais escolas de referência em ensino médio”, afirma a coordenadora geral do NEO Brasil, Neylar Vilar.

A coordenadora geral do NEO Brasil, Neylar Vilar.

Ao fim desta formação em Educação 3.0, iniciada em 2018, serão 325 gestores e educadores da Secretaria de Educação e Esportes aptos a atuarem seja na sala de aula seja na disseminação das práticas e conhecimentos da Educação 3.0 nas Escolas Técnicas Estaduais e Escolas de Referência em Ensino Médio. Outros 145 educadores de escolas técnicas do SENAI e 16 do IFPE foram também beneficiados com a capacitação em Educação 3.0 dada pela CESAR School, no contexto do programa NEO Brasil.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon