16 quadrilhas juninas do Recife desfilam em um cortejo no próximo dia 23 no Pátio de São Pedro
Abrindo com o pé direito os festejos juninos em Pernambuco, o Quadrilhão reúne 16 quadrilhas juninas do Recife e acontece no próximo dia 23 de maio com concentração no Pátio de São Pedro a partir das 16 horas para um cortejo até o Marco Zero da cidade.
O evento surgiu na década de 1980, retomou com força no início dos anos 2000, teve edições em 2011 e 2013, e agora está sendo resgatado pela Liga de Quadrilhas Juninas do Recife. É uma oportunidade de reunir as quadrilhas do Recife para celebrar uma prévia da mais nordestina das festas populares em um só arrasta-pé.
São 10 quadrilhas adultas e 6 quadrilhas infantis que vieram de sete bairros do Recife. Os quadrilheiros caminham e fazem evoluções durante a caminhada pelas ruas do Recife, sob o comando dos marcadores. É o maior cortejo junino do Recife e acontece um mês antes da festa e abre as portas para o São João.
É uma ação de difusão cultural da Liga de Quadrilhas Juninas do Recife, através do Ponto de Cultura com o intuito de dar visibilidade, fortalecer o movimento e demonstrar a importância do movimento para a cultura da cidade.
Para Roberto Carlos, presidente da Liga de Quadrilhas Juninas do Recife, o evento demonstra a importância da festa junina no Recife. “É uma afirmação da importância do movimento de quadrilhas juninas no município. As quadrilhas do Recife se organizam desde 2017 através da Liga de Quadrilhas Municipal e desde lá há um esforço de fortalecimento dessa cultura”, disse Roberto. “É um resgate dessa brincadeira e é muito significativo porque abre as festas de São João na cidade”, concluiu.
SERVIÇO:
Quadrilhão da Liga de Quadrilhas Juninas do Recife
Concentração no Pátio de São Pedro a partir das 16 horas