Quais os valores morais dos brasileiros? - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Quais os valores morais dos brasileiros?

Rafael Dantas

O discurso anticorrupção não é o que mais comove os brasileiros. Isso é o que revela a pesquisa “Moral e Ética: Quais os Valores que Norteiam os Brasileiros?” Coordenado pelo sociólogo Rodrigo Toni, ex-diretor do instituto Ipsos no Brasil e fundador do Flyfrog, o levantamento indicou que assuntos com embasamento mais religioso, como aborto e até a blasfêmia, mexem mais com o sentimento de repulsa dos brasileiros.
Para entender como pensa a população, o estudo criou um ranking com 34 situações consideradas reprováveis pelas pessoas. A corrupção, tema que tomou o noticiário nacional nos últimos meses, fortemente ancorado na cobertura do impeachment da presidente Dilma Rousseff, ficou apenas na 14ª colocação no Nordeste, por exemplo. Enquanto isso, o aborto é o tema que provoca mais repulsa na população (com uma nota de 8,31), apesar das recentes manifestações pró-aborto pelo País.
O componente da religiosidade na opinião dos brasileiros fica ainda mais claro quando a prática de “falar mal ou reclamar de Deus” alcançou a nota de 2,47. Apesar de parecer ser muito baixa, ela está acima de práticas de corrupção de homens públicos, como aceitar propina (0,86) e votar em políticos corruptos (0,86).
Se o posicionamento da população parece bastante conservador na maioria dos temas, uma campanha social que conseguiu sensibilizar a população foi em relação à violência contra a mulher. Após a exposição de inúmeros casos de assassinatos com motivação de gênero e dos avanços dos marcos legais do País, como a Lei Maria da Penha, a prática de bater em mulheres é a segunda que provoca maior indignação dos brasileiros, alcançando a nota de 3,8. Temas como o divórcio (0,08) e o adultério (0,47) parecem já ter maior índice de aceitação na população, ocupando índices reduzidos de rejeição.
O levantamento, realizado pelo Instituto Flyfrog, especializado em pesquisa de mercado, ouviu 400 brasileiros com mais de 18 anos das classes A, B e C, no mês de outubro. A técnica para elaboração da pesquisa, denominada de “Max Diff”, mapeia índices de repulsa ou aceitação da sociedade. Quando uma temática recebe nota 1, os especialistas identificam uma situação de equilíbrio, quando ela está abaixo disso há um nível de aceitação. Enquanto que, quanto maior for o indicador há uma representação do grau de repulsa ao tema em análise.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon