Qual a diferença entre parto normal e parto humanizado? – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Qual a diferença entre parto normal e parto humanizado?

Parto normal? Natural? Humanizado? Afinal de contas, isso é tudo o mesmo tipo ou existem reais diferenças em cada uma dessas denominações? É para tirar essas dúvidas que o Flor da Vida Coletivo de Doulas promove uma roda de conversa especial e gratuita na noite de hoje (15). O evento acontece no espaço Nascente, localizado na Rua Manoel de Almeida Belo, nº 855, Bairro Novo, Olinda.

Expressão bastante em voga nos últimos anos, o parto humanizado, ou a assistência humanizada à gestação e ao nascimento, se baseia no ‘tripé da humanização’: respeito ao protagonismo feminino, visão do parto como evento fisiológico que respeita o corpo da mulher e o respaldo da medicina baseada em evidências. Entender a diferença entre parto humanizado e parto normal é de grande importância para a garantia de um processo mais seguro na hora de dar à luz. Uma série de intercorrências e práticas desnecessárias podem ser evitadas com mais informação e conhecimento sobre o próprio corpo.

As doulas do coletivo Flor da Vida são especialistas em parto humanizado e fazem parte de grupos que incentivam a prática, em grande crescimento em todo o estado. O objetivo da roda de conversa é auxiliar pais e mães (de primeira viagem ou não), outros membros da família, além de pessoas que desejam ter filhos futuramente ou que gostem do assunto. As Rodas Flor da Vida acontecem em duas modalidades: fixa e itinerante. As fixas acontecem na sede do Coletivo, o Espaço Nascente, uma vez por mês, sempre nas quartas à noite. As itinerantes são em parques e praças públicas do Recife, uma vez por mês, sempre nos sábados pela manhã.

ENTENDA COMO FUNCIONA O COLETIVO

O coletivo é fruto da união de três doulas profissionais que possuem experiência com partos e sensibilidade. A proposta é ofertar tanto o atendimento individual, como o coletivo, que torna mais acessível o acompanhamento das gestantes em condições financeiras mais instáveis. O Flor da Vida, no entanto, não é apenas um grupo de doulas, mas sim uma rede de apoio e cuidado às famílias de maneira integral, com serviços que vão de acompanhamento no pré-natal, no trabalho de parto, pós-parto, consultoria de aleitamento materno, massagens, aromaterapia e até Reikki.

As doulas atuam antes, durante e depois da mulher dar à luz, com apoio psicológico e técnicas para alívio da dor não-farmacológicas (sem uso de remédios), auxiliando a família a viver experiências positivas no nascimento de seus filhos. Elas podem ajudar também a família a superar a experiência quando as expectativas não corresponderam à realidade ou quando houve uma perda gestacional.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon