Quinteto Violado Revê A Trajetória Na Casa Estação Da Luz - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Quinteto Violado revê a trajetória na Casa Estação da Luz

Revista Algomais

Apresentação acontece no próximo sábado, dia 26 de abril, em Olinda

Quinteto Violado, hoje, aos 53 Anos, leva para a casa Estação da Luz, no dia 26 de abril, o show que traz as músicas mais marcantes em sua trajetória, como: Palavra Acesa, Asa Branca, Forró de Dominguinhos, Algodão, além dos frevos e das cirandas que se renovam com os arranjos marcantes do grupo.

Surgido em Pernambuco no momento pós-tropicalista (1971), o Quinteto Violado focou seu trabalho na música regional, valorizando a cultura brasileira através de trabalhos de pesquisa e agregando as experiências pessoais dos seus integrantes. Desta época até hoje o Quinteto e sua identidade sonora – construída a partir do contrabaixo, violão, viola, flautas, teclados, percussão e vozes – conquistam cada vez mais admiradores pelo Brasil e o mundo com o seu estilo ‘Free Nordestino’.

E o que é “Free Nordestino”? Uma expressão utilizada por Gilberto Gil ao ser perguntado pela Imprensa Brasileira sobre o trabalho do, à época, novato Quinteto Violado e caracteriza-se pelos arranjos com a identidade nordestina e a influência da música do mundo – “a música do Quinteto é orgânica, com personalidade local, mas, quando projetada, tem referências que independem de nacionalidade. É um som universal com fortes influências nordestinas e cosmopolitas na sua harmonia”. Algumas poesias ou letras são dos próprios integrantes, mas a maioria é leitura do cancioneiro popular que recebe roupagem nova com arranjos transformadores. As músicas têm um toque de contemporaneidade e improvisos típicos do jazz, passeando do erudito ao mais popular dos estilos.

Não é exagero dizer que o primeiro disco do grupo, há 53 anos, plantou uma semente de mudança no modo de sentir e expressar a música do Nordeste do Brasil, música esta que desbravou novos e amplos horizontes pelo mundo. Europa e Ásia receberam o Quinteto Violado de braços, olhos e ouvidos bem abertos. Portugal, Alemanha, Suíça, França, Iugoslávia, Tchecoslováquia, Áustria, Bélgica, Itália, Espanha, Turquia, Síria, Coréia do Sul (Seul), além do Paraguai, Peru e Suriname, nas Américas.

Angolanos, moçambicanos e cabo-verdianos, na África, também conheceram esta nova música brasileira, fundamentada na cultura nordestina, e são frequentemente visitados pelo grupo.

O Quinteto Violado, de fato, não parou no tempo e manteve essa carreira que tem o respeito da classe artística, da Imprensa e da crítica brasileira sem qualquer mácula – exemplo disso são os 4 Prêmios da Música Brasileira, 3 Prêmios da Música Pernambucana, 1 Prêmio Profissionais da Música e a indicação como Melhor Grupo Brasileiro de Música de Raiz no XV Latin Grammy Awards, além dos 56 LP’s e CD’s, 04 DVD’s e o lançamento de 03 Livros que contam essa trajetória.

O Show TEMPO é um passeio pelos sucessos do Grupo, e tem Direção de Pedro Francisco de Souza e Direção Musical de Dudu Alves.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon