Já pensou em receber um prêmio por sua empresa ter superado a crise? Pois é justamente isso que o Projeto Empresas & Empresários vai realizar. A pesquisa chega à 13ª edição com o tema “Pernambuco Além da Crise” e está fazendo um diagnóstico do cenário empresarial, social e econômico dos principais setores produtivos do Estado. A iniciativa é coordenada pela TGI e INTG, com patrocínio do Governo de Pernambuco. A etapa final será o reconhecimento dos principais cases corporativos de cada segmento analisado, com o Prêmio Quem Faz Algomais por Pernambuco.
A sócia da TGI e coordenadora executiva do projeto, Carolina Holanda, explica que a pesquisa já resultou em três livros, que tratavam do passado, do presente e das perspectivas de futuro de Pernambuco (respectivamente Pernambuco Afortunado, Pernambuco Competitivo e Pernambuco Desafiado). Mas, com a recessão econômica, os coordenadores do projeto decidiram retomar a pesquisa para mapear o cenário pós-crise. “Entendemos que era importante fazer um estudo sobre o que as empresas locais estão fazendo para superar esse momento. Tanto em relação a gestão de pessoas, redução de custos, quanto na inovação, qualificação e atendimento ao cliente”.
A pesquisa é realizada via preenchimento de um questionário, que foi validado pelo Conselho Estratégico Algomais Pernambuco Desafiado – um fórum criado pela Algomais com empresários, gestores públicos e representantes da sociedade civil organizada – e está sendo enviado para as corporações com atividades no Estado enquadradas no perfil. O levantamento tem por objetivo mapear o impacto da recessão no Estado e nas empresas, além das principais estratégias adotadas que tiveram êxito no enfrentamento da crise.
A partir de uma consultoria técnica realizada pela CEDES, coordenada pelo economista Ecio Costa, foram elencados os 15 setores produtivos mais relevantes do Estado. A escolha abrangeu desde os mais tradicionais, como o sucroenergético e agropecuário, até as atividades econômicas surgidas na última década, como a petroquímica e a naval (veja o gráfico ao lado).
Empresas pernambucanas desses setores, de todos os portes, estão convidadas a participar da pesquisa. O formulário de participação está no endereço: www.algomais.com/pesquisa. O questionário trata de questões sobre a gestão empresarial e de pessoas, comunicação, práticas de inovação e de relacionamento com os clientes. Além disso, os pesquisados são convidados a descrever uma boa prática que foi aplicada na empresa.
Uma das novidades da edição 2017/2018 da pesquisa E&E será a entrega do Prêmio Quem Faz Algomais por Pernambuco para organizações que se destacaram em cada um desses setores estudados no projeto. “As boas práticas das empresas serão avaliadas em seminários setoriais. Vamos discutir essas experiências que foram aplicadas no mercado e buscar entender o que o segmento está fazendo e o que uma corporação pode aprender com a outra”, explica Carolina.
Além dos prêmios por segmento, será entregue um prêmio geral para a companhia que alcançar a maior nota entre todas as vencedoras. A indicação e escolha das empresas que serão reconhecidas pela Algomais e E&E serão feitas por integrantes do Conselho Estratégico Algomais Pernambuco Desafiado, a partir dos resultados da pesquisa.
“Essa premiação tem a proposta de reconhecer as empresas que inovaram, encontraram soluções para enfrentar a crise e conseguiram resultados significativos”, explica Carolina Holanda. As vencedoras serão conhecidas com a conclusão da pesquisa E&E.