Ral lança campanha de financiamento para seu blog

O cartunista e ilustrador Ral colocou no ar o seu novo blog Humanossauro (https://www.humanossauro.com),  cujo slogan é “Cultura, Boa Música e Bom Humor para jovens de todas as idades”.  Para mantê-lo, ele iniciou uma campanha  de financiamento coletivo por meio do site Catarse (https://www.catarse.me/humanossauro) . A campanha chama-se “Abrace o Humor do Humanossauro”.

Trata-se de uma assinatura mensal, com valores que variam de R$ 20 a R$ 150, para cada valor o assinante tem direito a contrapartidas que vão desde a inclusão como membro do Grupossauro, seção interativa do blog, passando por pôster, camisetas até uma assinatura corporativa que permite a  visualização da marca da empresa assinante no blog.

Ral é natural de Arcoverde (PE). Em 1966 migrou com a família para Recife. “Queria ser jogador de futebol e desenhista, mas a miopia e o corpo franzino só permitiram a segunda opção”, brinca. A opção, no caso, foi trabalhar como chargista, ilustrador e  quadrinista no Jornal do Commercio, Folha de Pernambuco e foi editor de arte no Diario de Pernambuco. Também colaborou com o jornal satírico O Pasquim e foi um dos fundadores do humorístico Papa-Figo.

Aposentado há um ano, atualmente dirige a empresa Ralcriações, que trabalha com ilustração, diagramação de jornais e criação de sites e blogs. O Humanossauro é a cria mais nova.  Ral descobriu que para um blog ter audiência era necessário descobrir um nicho ainda pouco explorado. “Um belo dia”, lembra, “estava chegando na casa dos 60 anos e sentido muito a falta de produzir cartuns, charges, textos etc. Aí veio a ideia de fazer uma publicação dirigida aos novos velhinhos, como eu…, ou seja, que abordasse assuntos e músicas da minha geração, tudo com boas pitadas de humor.”

Recordou de um episódio que aconteceu quando trabalhava como ilustrador/chargista na então recém-fundada Folha de Pernambuco, em 1998: uma repórter novata perguntou a um jornalista – da mesma faixa etária dele – quem era o ilustrador no jornal, pois ela tinha uma matéria que precisava de uma arte. Ele gritou, apontando para o cartunista: “É Ral, aquele dinossauro ali, você não conhece?”. Então Ral prontamente respondeu: “Dinossauro não, Humanossauro!”.

Escolhido o nome, pesquisou durante um bom tempo até encontrar uma plataforma que permitisse ele mesmo diagramar e personalizar o design do site. O conteúdo do HS é bem eclético: “O blog tem muita coisa de reminiscências, como a seção Confissões de um Humanossauro, onde eu escrevo (e ilustro) sobre lembranças da minha infância na cidade onde nasci e vivi até os 15 anos, além da minha insistência em trabalhar como desenhista. Mas também aborda temas atuais, com artigos, charges e cartuns meus e de colaboradores”.

Um personagem do cartunista que fez sucesso nas décadas de 70/80 – o Boi Misterioso – estará de volta. E com uma novidade: veio acompanhado do Boizim, inspirado em um dos quatro netos – o de cinco anos, Arthur.

Além disso, o HS conta com as seguintes seções: Tudo a Ver – publicações de artigos e cartuns de amigos e assuntos interessantes que rolam na rede; Crianças São Uma Graça! – em que narra situações protagonizadas por seus netos – Falou&Disse – entrevista com “humanossauros” em evidência ou “esquecidos”; In Memoriam – Homenagem a HS’s que passaram e deixaram sua marca no planeta. O primeiro homenageado foi o saudoso e talentoso jornalista Geneton Moraes Neto.

Outra sacada no blog é a rádio online Saudade FM. “Desde menino sempre adorei escutar rádio. Hoje em dia, seja dirigindo ou trabalhando estou sempre ligado em rádios – e acredito que muita gente também gosta. Então consegui firmar uma parceria com a rádio Saudade FM, de Santos (SP)”, explica Ral. E complementa: “A Rádio Saudade, como não poderia deixar de ser, resgata a boa música, valorizando o sentido que o rádio já teve no passado, o rádio companheiro, o rádio confidente, o rádio amigo”.

 

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon