Ranking aponta 134 pesquisadores da UPE entre os mais influentes da América Latina – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Ranking aponta 134 pesquisadores da UPE entre os mais influentes da América Latina

A Universidade de Pernambuco (UPE) destaca-se com 134 pesquisadores entre os mais influentes da América Latina, conforme dados apresentados pelo AD Scientific Index (Alper-Doger Scientific Index). Esse índice, desenvolvido em 2021, utiliza o desempenho científico e o valor agregado da produtividade, baseando-se nos últimos 6 anos do índice i10, índice h e pontuações de citação no Google Scholar. A UPE teve cinco pesquisadores mencionados na divulgação do índice em 2023, seis em 2022 e sete em 2021. Classificando-se como a 80ª instituição mais produtiva entre as 575 analisadas no Brasil, a UPE se destaca como uma das mais produtivas na região Nordeste.

A instituição ocupa a 165ª posição na América Latina, resultado de seus esforços em expansão, desenvolvimento e investimento nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação em suas diversas unidades de educação e saúde. O AD Scientific Index, que engloba nove parâmetros, destaca a classificação de cientistas em 11 áreas distintas: Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais, e outras. É possível conferir a lista dos docentes em destaque da UPE no link: bit.ly/upe-adscientific2024

Em 2023, a UPE evidenciou melhorias significativas em diversos índices, incluindo o Índice Geral de Cursos, com conceito 4, além do Ranking Universitário Folha, The World University Rankings e QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean.

Mauricélia Vidal Montenegro, Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco

“É fundamental reconhecer a importância de estimular a produção acadêmica e científica em Pernambuco. Estamos muito orgulhosos com o marco alcançado pela Universidade de Pernambuco. Essa é uma conquista que reflete o compromisso da governadora Raquel Lyra com a produção e difusão do saber, contribuindo significativamente para o desenvolvimento intelectual e cultural do nosso Estado”.

Socorro Cavalcanti, Reitora UPE

“Em 2024 conseguimos ampliar o número de docentes na lista do AD Scientific Index, resultado do trabalho desenvolvido em todas as unidades de educação e educação e saúde da UPE. Continuaremos com investimentos e ações efetivas para a melhoria dos indicativos em nossa universidade. Quero parabenizar toda a comunidade acadêmica pelo resultado e destacar que continuaremos trabalhando para ampliar as nossas potencialidades”.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon