Governadora busca atrair investimentos e fortalecer parcerias estratégicas entre Pernambuco e o país asiático. Foto: Divulgação
A governadora Raquel Lyra iniciou sua agenda oficial na China com uma reunião com o corpo consular do Brasil em Sichuan, na cidade de Chengdu. O encontro marcou o início da missão internacional que tem como objetivo atrair investimentos para Pernambuco e fortalecer as relações bilaterais com o país asiático. A comitiva pernambucana foi recebida pelo cônsul-geral em exercício do Brasil em Chengdu, Durval Barros, pela cônsul-geral adjunta Carla Chelotti e pelo vice-cônsul Luís Marques.
Durante a visita, Raquel Lyra presenteou os anfitriões com uma peça artesanal do artista Miguel Borges e o passaporte turístico de Pernambuco. “O Consulado do Brasil em Chengdu é um importante parceiro na construção de projetos sólidos. Já temos muitas novidades para anunciar em breve, que estão sendo construídas desde o início do nosso governo. Além de Chengdu, nós ainda cumpriremos agendas de trabalho nas cidades de Qingdao, Pequim e Xangai. Então, agradeço a receptividade de todo o corpo consular na nossa chegada”, destacou a governadora.
O cônsul-geral em exercício, Durval Barros, ressaltou a relação de proximidade entre os dois territórios. “Sichuan teve o bom gosto e o bom senso de acolher e abraçar Pernambuco e esta fraternidade é um vínculo que marcará e dinamizará a vida dos envolvidos. O Consulado Geral do Brasil tem a honra de dar boas-vindas à governadora Raquel Lyra e à delegação aqui no coração da China, com a esperança de que leve ótimas recordações”, afirmou.
Segundo o secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, João Salles, a reunião foi um passo estratégico para alinhar os próximos compromissos da viagem. “Nesse primeiro encontro, nós tivemos a oportunidade de apresentar a missão que iremos cumprir nesses próximos dias. Esta primeira agenda foi importante para discutir sobre as potencialidades dos próximos projetos que serão executados a partir dessa importante parceria”, comentou.
Até o dia 22 de outubro, a comitiva participa de compromissos na China, incluindo visitas a empresas dos setores de energia e mobilidade, além de encontros bilaterais e seminários com investidores. Em seguida, entre 22 e 28 de outubro, a missão segue para a Dinamarca, onde a governadora terá reuniões em Copenhague e Sønderborg com representantes de companhias como a APM Terminals e a Maersk.