(Com informações do Governo de Pernambuco | Foto: Janaína Pepeu-Secom )
A governadora Raquel Lyra recebeu o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, para discutir possíveis cooperações entre Pernambuco e o país asiático. O encontro, realizado no Palácio do Campo das Princesas, abordou ações de prevenção de desastres, especialmente relacionados a enchentes e deslizamentos de barreiras. Raquel Lyra destacou a importância da comunidade japonesa em Pernambuco, composta por mais de 30 mil pessoas, que desempenham um papel significativo na cultura, indústria e agropecuária do estado. A governadora ressaltou o interesse em aprender com o Japão e manifestou a disposição de estabelecer parcerias com o país e suas entidades.
Visando solucionar os deslizamentos de barreiras que ocorrem em Pernambuco durante períodos chuvosos, o governo estadual já está em contato com a Japan International Cooperation Agency (JICA), uma instituição japonesa que apoia o desenvolvimento socioeconômico de países em desenvolvimento. O objetivo é elaborar projetos de construção de barragens para contenção de detritos e barreiras em áreas de risco em todo o estado.
Em sua visita ao Nordeste, Teiji Hayashi também participará da abertura da Bunkyo Rural, em Petrolina, na próxima sexta-feira. O evento, promovido pela Bunkyo, uma comissão da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, tem como objetivo facilitar o intercâmbio de conhecimento entre produtores, profissionais e pesquisadores. O assessor especial Guilherme Coelho representará o governo estadual no compromisso.
Atualmente, a comunidade japonesa em Pernambuco está concentrada principalmente na produção de frutas e hortaliças no Vale do São Francisco. Além disso, empresas japonesas estão presentes nos setores automotivo, como a indústria Yazaki em Bonito, e de hemoderivados, além da participação da multinacional japonesa Mitsui no quadro societário da Copergás.
Nos primeiros meses de sua gestão, a governadora Raquel Lyra recebeu representantes das sete maiores economias do mundo para discutir cooperações técnicas e atração de investimentos para Pernambuco. Energias renováveis, tecnologia e urbanismo social, com foco no hidrogênio verde, foram temas abordados durante essas reuniões. A reunião contou com a presença de autoridades estaduais, como o secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca, Aloísio Ferraz, o secretário-chefe da Assessoria Especial, Fernando Holanda, os cônsules-gerais Hiroaki Sano e Masami Ohno, e o deputado federal Túlio Gadelha.