Pela segunda vez, Recife será palco do Re-Circo, o Circo da Reciclagem, que mistura atrações culturais com educação ambiental para todas as idades. Assim como em 2015, o evento é gratuito e tem o apoio da Universidade Universo, que vai receber o picadeiro com mágicos, palhaços, malabaristas e muitos outros espetáculos culturais que vão animar o bairro da Imbiribeira nos dias 02 e 03 de setembro. O evento é uma realização da MRS, produtora cultural.
Quem passar pelo Re-Circo poderá ver os espetáculos “Bonecos que surgem do lixo”, “Água” e “Boi Marinho”, além do Balé Popular de Recife. O evento conta também com oficinas para crianças com foco na reutilização de materiais, atividades de recreação e brincadeiras, além dos shows de mágica e circense que vão entreter o público.
O evento, que no sábado vai dividir espaço com o Pimp My Carroça, movimento que luta para tirar os catadores da invisibilidade, tem como objetivo levar atrações culturais e artísticas, de qualidade, gratuitamente, para regiões carentes. “Estamos muito felizes em poder voltar para Recife, e para o bairro da Imbiribeira, oferecendo para a população a oportunidade de aproveitar tantas atrações gratuitas. . O patrocínio da Ball Embalagens, por meio da Lei Rouanet, é importante para que projetos como esse ganhem vida e possam levar cultura e educação ambiental para aqueles que mais precisam”, comenta Soraya Galgane, diretora da MRS
Para Thaís Moraes, Gerente de Comunicação e Relacionamento com a Comunidades da Ball Embalagens para Bebidas América do Sul, patrocinadora do projeto, além de um prazer, é muito importante desenvolver projetos com tamanho valor cultural para comunidade onde atuamos. “A Ball apoia projetos que buscam levar educação ambiental para as comunidades, de forma que possamos, cada vez mais, aprender a consumir de forma mais consciente, reutilizar materiais e descartá-los corretamente. Só assim, teremos um planeta cada vez melhor”, completa Thaís.
Esta é a 6ª edição do evento, que além de Recife, já passou por Jacareí (SP), Bragança Paulista (SP), Cuiabá (MT) e Brasília (DF). Ainda este ano vai para Salvador (BA). A realização de todas estas edições, com atividades inteiramente gratuitas para a população, só é possível graças à Lei Rouanet. Responsável pela produção e distribuição de grande parte dos projetos culturais realizados hoje no país, a lei é administrada pelo Ministério da Cultura.
SERVIÇO
Data: 02 e 03 de setembro.
Local: Estacionamento Faculdade Universo – Av. Mal. Mascarenhas de Morães, 2169. Bairro Imbiribeira.
Horário: das 14h às 19h.
Evento gratuito, aberto ao público
PROGRAMAÇÃO
SÁBADO
14h00: Oficina “Mascarando Histórias” e Recreação com brinquedos recicláveis
15h00: Oficinas de confecção de brinquedos e de instrumentos musicais
15h45: Espetáculo “Bonecos que Surgem do Lixo – Mamulengo Jurubeba”
16h30: Cenas Clássicas de Palhaço
17h00: Show de Mágica
17h30: Acrobacias aéreas
18h00: Balé Popular do Recife
DOMINGO
14h00: Recreação com Bolhas de Sabão Gigantes e Oficina de confecção de instrumentos musicais
15h00: Espetáculo “Água”
16h00: Show de mágica
16h30: Show de malabares
17h15: Acrobacias aéreas
18h00: Espetáculo “Boi Marinho”