Recife cria Escola de Turismo para formar mão de obra no setor

Instituição foi estruturada pela Prefeitura do Recife para oportunizar o desenvolvimento econômico do setor a partir da formação, capacitação e qualificação de profissionais. Sebrae, Senac, UFPE e trade turístico serão parceiros nessa tarefa. Foto: Edson Holanda / PCR

A capital pernambucana está avançando na preparação e criatividade para receber seus visitantes com o lançamento da Escola de Turismo do Recife. Sob a liderança do prefeito João Campos, a iniciativa tem como missão formar talentos locais, fortalecendo a capacidade da cidade em oferecer experiências memoráveis aos turistas. O evento de lançamento, realizado na tarde desta terça-feira (26), contou com uma solenidade e a aula inaugural no auditório da Faculdade Senac. A palestra principal, intitulada “Destinos Turísticos Inteligentes e Criativos”, atraiu autoridades, parceiros e membros do Trade Turístico da cidade, marcando o início de uma jornada dedicada ao aprimoramento do setor turístico local.

JOÃO CAMPOS, prefeito do Recife

“A gente vive em uma cidade que é marcada por sua força cultural e um turismo gigante. E o turismo é uma atividade econômica importante. Não basta ter um super Carnaval, um super réveillon, a gente precisa qualificar sempre a nossa gente para poder ter um caminho de longo prazo bem estruturado. Com essa escola de turismo da cidade a gente vai possibilitar a qualificação e formação de pessoas, numa parceria aqui com o Senac, e outras instituições, com uma formação específica para essa área. Entendemos que a cadeia produtiva do turismo é muito transversal, porque quando a gente forma as pessoas, a gente possibilita mais investimentos e mais novos negócios e consolidação de negócios existentes”

PROPOSTA DA ESCOLA E OPORTUNIDADE

A Escola de Turismo do Recife é concebida como um centro de aprendizagem dedicado ao setor turístico, promovendo uma colaboração essencial entre o poder público, o mercado de trabalho e a academia. Esses três pilares desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento do turismo na cidade. A escola estabelecerá parcerias estratégicas com o Programa Desenvolve, da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, bem como com instituições renomadas como Senac, Sebrae e Universidade Federal de Pernambuco. Com foco em dois eixos principais – formação e qualificação profissional – a instituição oferecerá uma ampla gama de cursos para diversos segmentos do setor turístico, abrangendo áreas como agenciamento, transporte, hospitalidade, eventos e promoção de destinos turísticos. Esses cursos serão projetados para atender tanto aos profissionais que já atuam no setor quanto àqueles que desejam ingressar nesse mercado ou estão atualmente desempregados.

Os cursos poderão ser ministrados tanto nas escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife ou nos espaços dos agentes parceiros. As ações iniciais da Escola de Turismo do Recife preveem curso de Fotografia Criativa para os fotógrafos do Marco Zero, Reciclagem para Guias de Turismo e o Programa Receba Bem, em parceria com o Senac Pernambuco e ABIH-PE, que ofertará vagas para os cursos de camareira, garçom, auxiliar de cozinha, entre outros. A inscrição pode ser realizada por meio do site da escola (https://escoladeturismo.recife.pe.gov.br) ou pelas plataformas Conecta Recife e GO Recife.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon