Nesta terça-feira (20), a Secretaria de Educação do Recife capitaneará o I Fórum Intermunicipal de Cultura de Paz, que irá acontecer na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena. O encontro, que irá acontecer entre 8h e 17h, visa promover o diálogo sobre ações e boas práticas que possibilitem uma cultura de paz dentro das comunidades escolares, sobretudo nos Anos Finais (de 6º a 9º anos), quando se intensificam atitudes como preconceito de gênero e estética, entre outros, que levam à violência, como o bullying e automutilação, por exemplo.
No total, estarão presentes no evento representantes dos municípios de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda e Paulista, além da Secretaria de Educação do Estado. Ao longo do evento, parceiros do Núcleo de Enfrentamento à Violência Escolar (NEVE) irão expor para as redes boas práticas que têm surtido efeito na rede do Recife como palestras, oficinas e ações de protagonismo juvenil.
É o caso da Escola em Tempo Integral Dom Bosco, que vem relatar como o projeto Todos Contra o Bullying, prevê combate à prática e assistência a vítima e agressores, além de ter uma caminhada anual para chamar a atenção da comunidade, a criação de um estatuto e uma ouvidoria próprias da escola contra o Bullying. Na Escola Mundo Esperança, em Sítio dos Pintos, a comunidade escolar promoveu um projeto com enfoque na Identidade: questões raciais, estéticas, características e até deficiências são abordados de forma a promover a cultura da valorização da individualidade para reconhecimento dos direitos e do fortalecimento da escola enquanto unidade de integração e engajamento social.
Também participam do evento entidades engajadas nas escolas em trabalhos permanentes com o NEVE, que trabalham com a promoção do protagonismo jovem através de oficinas nas quais os estudantes se tornam agentes multiplicadores de conhecimento e pela cultura de paz. No cerne dos debates e oficinas, questões como preservação patrimonial, consumo de drogas, bullying e violência doméstica e contra a mulher. Assim, entidades como o Instituto Brasileiro de Direitos da Informática (IBDI) trata sobre o CyberBullying enquanto a Secretaria da Mulher do Recife traz as oficinas do projeto Maria da Penha Vai à Escola e assim sucessivamente.
NEVE – Núcleo de Enfrentamento à Violência Escolar
Na rede municipal de ensino do Recife, o combate à violência e a instauração de uma cultura pela paz é prioridade na gestão. Em 2016, a Prefeitura instituiu o Núcleo de Enfrentamento à Violência Escolar (NEVE), que atua nas 36 escolas de 6º ao 9º ano, onde há 12.600 estudantes matriculados.
Criado pela Portaria 1335, o NEVE surgiu pela necessidade da própria rede em enfrentar questões relativas à violência e ao consumo de drogas e foi inspirado pela implantação da Lei Federal 13.181/2015, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13185.htm).