Recife Ganha Primeira Sala Multissensorial Do Nordeste Para Acolher Passageiros Neurodivergentes - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Recife ganha primeira Sala Multissensorial do Nordeste para acolher passageiros neurodivergentes

Revista algomais

Ambiente no Aeroporto Internacional do Recife oferece conforto e bem-estar a pessoas com autismo e outras neurodivergências

O Aeroporto Internacional do Recife agora conta com a primeira Sala Multissensorial do Nordeste dedicada a passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências. Inaugurado pela Aena na última sexta-feira (4), o espaço foi desenvolvido para oferecer um ambiente acolhedor, reduzindo estímulos sensoriais que costumam gerar estresse durante a experiência de viagem. A ação faz parte do Programa de Acolhimento ao Passageiro com TEA, do Ministério de Portos e Aeroportos, e reforça o compromisso com a inclusão nos aeroportos brasileiros.

Com 35 metros quadrados, a sala comporta até quatro famílias simultaneamente e inclui recursos como iluminação suave, sons relaxantes, colunas de bolhas, piscina de bolinhas iluminada e almofadas com tecidos especiais. O espaço foi idealizado em parceria com a Neurobrinq e planejado para oferecer alívio sensorial e previsibilidade. “É um espaço que ajuda a regular o estresse, trazendo alívio em relação aos estímulos externos e promovendo bem-estar", explica Greg Marques Pereira, CEO da Neurobrinq.

A iniciativa, celebrada em solenidade com autoridades como o ministro Silvio Costa Filho e o prefeito do Recife, João Campos, também marca o lançamento da cartilha “Inclusão Dentro e Fora do Avião”, de Aline Campos. A publicação orienta sobre as necessidades de passageiros neurodivergentes, contribuindo para a construção de um transporte aéreo mais acessível. “Abrimos as portas de um ambiente inclusivo, capaz de proporcionar uma viagem tranquila a passageiros que, de outro modo, teriam muita dificuldade em usar o transporte aéreo”, destacou Joaquín Rodríguez, diretor-geral da Aena Brasil.

Outros terminais administrados pela Aena também receberão espaços semelhantes até o fim de 2025. Em funcionamento, além do Recife, está o Aeroporto de Congonhas (SP). Maceió, João Pessoa, Aracaju, Campo Grande e Uberlândia estão entre os próximos na fila de implantação.

Serviço
📍 Local: Aeroporto Internacional do Recife – Embarque Norte, em frente ao portão B12
🕐 Funcionamento: 24 horas por dia
👨‍👩‍👧‍👦 Capacidade: até quatro famílias simultaneamente

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon