Recife integra o projeto “Ruas Completas”

Um ambiente urbano que seja acessível a todos, com sinalização clara, orientada ao pedestre, que contemple o nivelamento da via com as calçadas, e possua acesso facilitado aos pontos de parada do transporte coletivo, que apresente baixo nível de emissão de gás carbônico. Estes são alguns elementos que fazem parte do conceito do projeto Rua Completa e o Recife está entre os dez municípios brasileiros pré-selecionados para participar da experiência.

O objetivo do projeto, que é promovido pela WRI Brasil em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), é o de mostrar em escala real a possibilidade da convivência harmoniosa e segura a partir de espaços urbanos melhor planejados. O Rua Completa foi apresentado em Brasília, na tarde da última quarta-feira (26), no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.

Para estarem aptas a participar da seleção, as cidades concorrentes às dez vagas deveriam ter mais de 250 mil habitantes. Foram apresentados também detalhes como a capacidade de ser um disseminador em potencial para outros municípios do seu estado, capacidade técnica para o desenvolvimento do projeto e capacidade financeira do município para executá-lo. O Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), órgão de estudos e de planejamento urbano da Secretaria de Planejamento Urbano do Recife (SEPLAN), coordenará a experiência do Rua Completa na cidade.

“Depois de nos habilitarmos a uma das dez vagas abertas para vivenciar essa experiência, entramos agora na fase de estudos que envolvem, por exemplo, indicação de possível local da cidade onde iremos desenvolver o projeto com os conceitos estabelecidos pela iniciativa. Vamos criar espaços de antecipação de futuro a partir de ambiente urbano planejado com qualidade e a partir daí mostrar na prática o quanto essa harmonia entre pedestres, ciclistas e modos motorizados é fundamental de acontecer nas cidades. O foco do trabalho são as pessoas, a partir da qualidade urbana”, pontua João Domingos, presidente do ICPS.

Faz parte das próximas etapas uma capacitação a ser realizada pela WRI que compreenderá outras cidades próximas aos municípios selecionados no projeto; apoio técnico para a escolha do local onde a experiência será construída, bem como a realização dos projetos para a área e, por fim, a execução da intervenção urbana.

As Ruas Completas visam ao desenvolvimento urbano orientado para a mobilidade de baixo carbono. Trata-se de construir cidades e espaços urbanos que priorizem os deslocamentos a pé e de bicicleta, que reduzam a emissão de gases de efeito estufa. Não existe um modelo de Rua Completa ideal, cada uma evolui a partir de uma série de fatores locais que influenciam o desenho final dos espaços urbanos, como tipos de usuários, uso do solo existente e planejado, desejos da comunidade e orçamento disponível.

No Nordeste, além do Recife, participarão os municípios de Fortaleza (CE), Salvador (BA) e João Pessoa (PB). Da região Sul do país, foram contempladas as cidade de Porto Alegre (RS) e Joinville (SC). Do Sudeste brasileiro, participam da experiência: Niterói (RJ), São Paulo (SP), Campinas (SP) e Juiz de Fora (MG). Fechando a seleção, do Centro-Oeste participará do Rua Completa o Governo do Distrito Federal. Com isso, a iniciativa busca, por meio da toca de experiências, criar uma rede de cidades que venham a estimular o caminhar, o uso de bicicleta e do transporte coletivo a partir de vias e ambientes urbanos planejados.

Sobre o WRI Brasil

O WRI Brasil é uma organização sem fins lucrativos, focada em pesquisa e aplicação de metodologias, estratégias e ferramentas voltadas às áreas de clima, florestas e cidades. Atua em estreita colaboração com as lideranças locais, para proteger o meio ambiente e criar soluções que contribuam para a prosperidade do Brasil de forma inclusiva e sustentável. O WRI Brasil faz parte do World Resources Institute (WRI), organização global de pesquisa, presente em mais de 50 países, com escritórios no Brasil, China, Estados Unidos, México, Índia, Indonésia, Europa e África.

(PCR)

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon