Iniciativa da Prefeitura do Recife usa QRCode e geolocalização para facilitar a localização de crianças perdidas na orla e em grandes eventos. Foto: Edson Holanda/PCR
A Prefeitura do Recife deu um passo inédito na proteção da infância com o lançamento de um sistema pioneiro de identificação infantil que utiliza tecnologia assistida para facilitar a localização de crianças perdidas. A ação, desenvolvida pelas secretarias de Turismo e Lazer e de Direitos Humanos e Juventude, começou no último sábado (1º), com o cadastramento de mais de 100 crianças na praia de Boa Viagem, durante o Projeto Praia sem Barreiras. Cada criança recebeu uma pulseira com QRCode que armazena informações essenciais, como dados pessoais, contatos dos responsáveis e observações de saúde.
“Tem pulseira de identificação de criança nova na área, agora com QRCode, geolocalização, registro de foto da criança e drone, tudo isto com tecnologia e cuidado. Começa aqui no Praia sem Barreiras na praia de Boa Viagem e vamos usar esse modelo nos grandes eventos, como o Réveillon, Carnaval, Natal e São João. Garantindo a identificação da criança com proteção, para evitar qualquer tipo de transtorno com as famílias”, afirmou o prefeito João Campos.
O sistema funciona de forma simples e ágil: em caso de desaparecimento, basta escanear o QRCode da pulseira e clicar no botão “pessoa encontrada” para que a equipe responsável receba a localização imediata. O QRCode também disponibiliza botões diretos para acionar o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o WhatsApp do responsável. Nos grandes eventos, as imagens das crianças cadastradas poderão ser exibidas em telões, agilizando o reencontro com os familiares.
Segundo o secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho, o Recife modernizou o protocolo de proteção à infância, detalhando informações sobre saúde e perfil das crianças. “Agora, a Prefeitura do Recife modernizou o protocolo de proteção à infância, com dados mais detalhados sobre a saúde da criança, como por exemplo se ela tem alguma alergia ou se possui alguma neuro divergência. Seguimos firmes no compromisso de construir uma cidade que cuida e garante direitos desde a primeira infância até a longevidade”, destacou.
A ação também integra o programa “Turismo Seguro”, coordenado pela Secretaria de Turismo e Lazer. “Todos nós quando estamos em um ambiente de lazer, temos a tendência de relaxar e, com isso ficamos mais vulneráveis a incidentes. As pulseiras de identificação com o QRCode lançadas hoje na praia vão proporcionar ao recifense e ao turista prevenção, mais segurança e eficiência na resposta quando uma criança se perder”, afirmou o secretário Thiago Ângelus.
Serviço
Identificação Infantil na Orla de Boa Viagem
📍 Local: Praia de Boa Viagem (altura da Rua Bruno Veloso, próximo ao Posto 7)
🕗 Dias e horários: sextas, sábados, domingos e feriados, das 8h às 13h
📸 Cada criança deve estar acompanhada do responsável para o cadastro e registro fotográfico.

