Recife recebe certificada pela Bloomberg Philanthropies pela atuação do Compaz – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Recife recebe certificada pela Bloomberg Philanthropies pela atuação do Compaz

Na terça-feira (23), o Recife recebeu a certificação de nível Ouro da Bloomberg Philanthropies, por meio da Results for America, em reconhecimento ao desempenho exemplar do Compaz na redução da violência nos bairros em que atua. O município integra um grupo de 11 novas cidades dos Estados Unidos e da América Latina a receber essa certificação, sendo a capital pernambucana a primeira da região a alcançar a mais alta condecoração. A destacada atuação do Compaz foi notada por sua habilidade em utilizar dados excepcionais para fundamentar decisões políticas, alocar recursos, aprimorar serviços, avaliar a eficácia de programas e envolver os cidadãos.

A Certificação Ouro foi obtida pelo Recife com base nos resultados do Compaz, que resultaram em uma diminuição de 15% na violência ao longo de quatro anos nos territórios onde o programa está presente. Inspirando-se em modelos bem-sucedidos, como o de Medellín (Colômbia), a cidade combate não apenas a violência, mas também o tráfico de drogas. O Compaz, um equipamento inovador, oferece uma ampla gama de programas e serviços de qualidade, desde aulas de matemática até aulas de artes marciais, para apoiar esforços de prevenção a crimes e violência. Utilizando dados e evidências no nível do bairro, o Recife busca implementar soluções personalizadas para as comunidades, promovendo de maneira equitativa e eficaz a melhoria de bairros carentes em questões como segurança pública e mobilidade econômica.

Além disso, o Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta do Recife (E.I.T.A! Recife) também foi um ponto crucial para a obtenção da certificação nível Ouro. Nascido em uma cidade voltada para a tecnologia, com o Porto Digital, o maior Parque Tecnológico Urbano e Aberto do Brasil, o E.I.T.A! Recife é um movimento inovador dedicado a promover uma transformação cultural no serviço público. Utilizando estratégias de design thinking e trilhas de inovação, o programa facilita a colaboração entre os setores público e privado para resolver desafios sociais e impulsionar o ecossistema de inovação e tecnologia nacional.

No contexto latino-americano, as trilhas de inovação do E.I.T.A! Recife são vistas como oportunidades escaláveis diante da necessidade de ações que reduzam a desigualdade nos centros urbanos. Segundo o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), cerca de 1500 startups brasileiras têm potencial para atuar no setor business-to-government (B2G), oferecendo soluções tecnológicas para governos.

Além do Recife, outras cidades contempladas com a Certificação What Works Cities incluem Alexandria, Nova York, Port St. Lucie, Rochester e Rock Hill, nos EUA; Bogotá, Medellín e Rionegro, na Colômbia; Luján de Cuyo e Tres de Febrero, na Argentina; Monterrey, no México. Phoenix e Tempe, também nos EUA, alcançaram a categoria Platinum, o mais alto reconhecimento possível, ao lado da cidade de Nova York, que recebeu essa certificação pela primeira vez. O padrão de certificação What Works Cities avalia o uso de dados por uma cidade com base em 43 critérios, sendo que uma cidade atinge o nível Prata ao atender de 51% a 67% desses critérios, o nível Ouro de 68% a 84%, e o nível Platinum com 85% ou mais.

Rochelle Haynes, Diretora Administrativa da Certificação What Works Cities

"Estamos animados em dar as boas-vindas a essas 12 cidades recém-certificadas que têm um foco coletivo em como os dados podem ser usados para construir comunidades mais fortes. Essas cidades entendem que o uso de dados pelo governo local é uma pré-condição para resolver problemas, avaliar o que está funcionando e melhorar a forma como suas prefeituras fazem negócios. E elas estão investindo seus recursos para isso”.

James Anderson, lider do programa de Inovação governamental na Bloomberg Philanthropies.

"O programa de certificação What Works Cities da Bloomberg Philanthropies representa uma comunidade cada vez maior de formuladores de políticas que elevam o padrão do que é possível para o governo local quando os dados são aproveitados para enfrentar os principais desafios e oportunidades enfrentados pela cidade. Mais de 160 cidades em todas as Américas estão buscando o selo de aprovação da Certificação What Works Cities porque as prefeituras, como qualquer outra organização moderna eficaz, devem utilizar dados para tomar melhores decisões. O programa oferece aos governos locais essa bússola e estamos felizes por ver que seu alcance continua a crescer”.
Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon