A Prefeitura do Recife iniciou, ontem (1º), a vacinação contra a covid-19 para os cerca de 6.500 profissionais da Atenção Básica à Saúde. Durante o dia, 284 trabalhadores de diversas categorias receberam a primeira dose da vacina, além de mais 77 idosos acamados com mais de 85 anos de idade. Com isso, até o início desta noite, o município já soma 25.706 pessoas dos grupos prioritários imunizadas contra o novo coronavírus.
Fazem parte deste novo grupo de profissionais, os agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, além dos profissionais que trabalham em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade – como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e polos da Academia da Cidade, por exemplo. Foi o caso de Deyvson Silva, que trabalha como agente redutor de danos, no Caps Álcool e Outras Drogas Eulâmpio Cordeiro, há nove anos. “Somos uma parte dos profissionais que não está na linha de frente direta, mas atendemos a população, temos contato com as pessoas. E o nosso serviço, que é considerado essencial, não parou em nenhum momento durante a pandemia”, defendeu.
A vacinação desses profissionais, e também dos idosos acima de 85 anos, está sendo realizada das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo, nos nove centros de vacinação. São eles: Compaz Dom Helder Câmara, Coque; Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. A população ainda pode ter acesso à vacinação em um dos três pontos do drive-thru instalados no Parque da Macaxeira, Geraldão e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Já a imunização dos trabalhadores de saúde da linha de frente e profissionais das instituições de longa permanência para idosos e das residências inclusivas continua sendo realizada pelas equipes volantes da Secretaria de Saúde do Recife. Mais de 100 profissionais, entre eles enfermeiros e técnicos de enfermagem, estão envolvidos no esquema de aplicação das vacinas. A capital pernambucana já vacinou 100% das pessoas acima de 60 anos que vivem nos abrigos regulamentados pelo SUS e as pessoas maiores de 18 anos com deficiência severa que estão institucionalizadas
O Plano Recife Vacina, que consiste na imunização da população contra o novo coronavírus, foi lançado pelo prefeito João Campos no dia 18 de janeiro. Atualmente, a cidade está operacionalizando o segundo módulo, que permite o funcionamento de 65 salas de vacina, distribuídas em nove centros de vacinação, além de três pontos de drive-thru.
O Recife recebeu, até o momento, 94.060 doses de vacina, enviadas pelo Ministério da Saúde. Dessas, 77.540 são da CoronaVac e outras 16.520 da Oxford/AstraZeneca.
AGENDAMENTO – A Prefeitura do Recife disponibiliza um canal digital para que os cidadãos possam agendar o dia, horário e local onde receberão o imunizante. O recifense que fizer parte de algum dos grupos prioritários deverá realizar o agendamento online pelo endereço minhavacina.recife.pe.gov.br ou a partir do Conecta Recife (cujo app está disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS).