No evento Pernambuco em Perspectiva, promovido pela Revista Algomais e pela Rede Gestão, o auditor fiscal Décio Padilha revelou os bastidores da construção da nova legislação e reforçou a importância da reforma para modernizar o sistema fiscal brasileiro
A reforma tributária foi o tema central da última edição do Pernambuco em Perspectiva, promovido pela Revista Algomais e pela Rede Gestão. O encontro reuniu empresários, gestores públicos e especialistas para debater os impactos das mudanças no sistema tributário brasileiro. O destaque da noite foi a participação de Décio Padilha, auditor fiscal da Secretaria da Fazenda de Pernambuco e do Banco do Nordeste, que ofereceu uma análise técnica e política sobre o processo de elaboração da reforma. O encontro foi mediado pelo sócio da TGI, Fábio Menezes, e contou ainda com palestra de Francisco Cunha acerca das descobertas da pesquisa do projeto, que tem patrocínio do Banco do Nordeste e do Governo Federal. O superintendente do BNB em Pernambuco, Hugo Queiroz, também fez uma apresentação da atuação do banco no desenvolvimento regional.

Em sua palestra, Décio Padilha, que foi secretário do primeiro escalão das gestões de Eduardo Campos, destacou a complexidade das normas que estão em discussão. Apenas a Lei Complementar 214/2025, segundo ele, tem 544 artigos. Além disso, há uma série de dispositivos constitucionais e projetos paralelos que ainda tramitam no Congresso. “Nós estamos falando de um sistema que hoje consome 44 mil horas por ano das empresas para declarar e pagar tributos. É um manicômio tributário”, afirmou. Ele também chamou atenção para a importância de temas como cashback, fim da guerra fiscal e justiça social, pilares da proposta que, segundo ele, busca colocar o país em sintonia com uma economia digital e globalizada.
Mesmo em meio aos desafios da regulamentação, Décio é otimista com o futuro do País e avalia a aprovação da Reforma Tributária como uma grande conquista.
Na próxima edição da Revista Algomais, você confere uma matéria especial sobre o evento, com os principais trechos da apresentação de Décio Padilha e uma análise do impacto das mudanças para o setor produtivo pernambucano e nacional. A cobertura traz ainda depoimentos de empresários e especialistas que participaram do encontro e enxergam na reforma uma oportunidade para impulsionar o desenvolvimento econômico com mais eficiência e equidade.
Confira os conteúdos do encontro Pernambuco em Perspectiva:
🔹 Apresentações em slides.