Relação bilateral entre Pernambuco e Eslovênia pretende aumentar movimentação dos portos de Suape e Koper - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Relação bilateral entre Pernambuco e Eslovênia pretende aumentar movimentação dos portos de Suape e Koper

Revista algomais

A Intermodal South America foi a primeira vitrine para a apresentação do projeto pioneiro que está sendo desenvolvido entre o Porto de Suape, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e o consulado da Eslovênia. A intenção é que o Porto de Suape se torne o hub de distribuição para o Nordeste dos produtos que chegam da Eslovênia, via Porto de Koper (o mais importante do País), que passará a receber os produtos brasileiros exportados diretamente de Suape e vice-versa. No primeiro dia da feira (4/3), o presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Marcos Baptista, e o embaixador da República da Eslovênia, Alain Bergant, reuniram-se para discutir a iniciativa e alinhar as estratégias para o desenvolvimento do projeto.

Com a aproximação, os dois governos pretendem otimizar a relação e conectar ainda mais as duas regiões que tem grande potencial para exportar e importar seus produtos. “A intenção não é apenas exportar mercadorias para a Eslovênia, que tem 2 milhões de habitantes, o que equivale a população da Região Metropolitana do Recife. Estamos olhando para toda a região da Europa Central, para a República Tcheca, a Eslováquia, os Bálcãs, a Ucrânia e a Rússia. Também podemos atender países como a Áustria e Hungria que não possuem portos e podem ser beneficiados de outras formas”, pontuou Marcos Baptista.

O Governo de Pernambuco e o consulado da Eslovênia tem trabalhado intensamente para a geração de novos negócios bilaterais e já estão acontecendo reuniões com empresários dos dois países. “Estamos colocando em prática o que chamamos de diplomacia econômica, focando na facilitação dos movimentos das empresas do Nordeste no exterior, tanto em termos de comercialização de produtos e serviços como no desenvolvimento de novos projetos de investimento. O mesmo serve para as empresas da Eslovênia que desejam firmar negócios no Nordeste”, comentou o cônsul honorário da Eslovênia no Brasil, Rainier Michael.

O potencial de Pernambuco, principalmente no setor de exportação das frutas produzidas no vale do São Francisco, tem despertado o interesse do país europeu. “Com essa parceria, facilitaremos o envio das frutas produzidas em Pernambuco saindo diretamente de Suape. Outros setores também podem ser beneficiados como a indústria farmacêutica, o setor de confecções e o setor de metal mecânica. Outros pequenos produtores do setor de bebidas também podem ser beneficiados. A gama de produtos é enorme e as áreas de atuação são estratégicas”, disse Marcos Baptista.

Eslovênia – Em 2015, as importações no país registraram o montante de US$ 25,01 bilhões em produtos como máquinas e equipamentos de transporte, produtos manufaturados, químicos, combustíveis, lubrificantes e alimentos. Entre os principais importadores em 2015 estão a Alemanha (16,5%), a Itália (13,6%), a Áustria (10,2%), a China (5,5%), a Croácia (5,1%) e Turquia (4%). Já as exportações registraram o montante de US$ 26,67 bilhões em 2015. Entre as principais mercadorias estão bens manufaturados, máquinas e equipamentos de transporte, produtos químicos e alimentos. Os países exportadores parceiros foram a Alemanha (19,1%), a Itália (10,6%), a Áustria (8%), a Croácia (6,8%), a Eslováquia (4,7%), a Hungria (4,4%), e a França (4,2%).

Porto de Koper - O maior dos portos da Eslovênia, está situado a nordeste do Mar Mediterrâneo, no Mar Adriático, ao largo da Baía de Koprski e está em operação desde 1957. A cidade de Koper (antigamente chamada de Capodistria) situa-se na costa sudeste da mesma baía. Desde 1963, a área circunvizinha ao porto foi instituída como zona franca. É o único porto comercial da Eslovênia e um grande percentual de sua movimentação de cargas (aproximadamente 68,1% do total descarregado no porto) está em trânsito e destina-se à Áustria, Hungria, República Tcheca e Eslováquia, principalmente. Em 2016 o porto movimentou 22 milhões de toneladas de cargas.

Porto de Suape - Candidato natural para ser o hub port do Nordeste, Suape apresenta as condições básicas para atrair novos negócios. O ancoradouro está situado em uma localização privilegiada na costa brasileira em relação aos demais portos do País, além de estar próximo ao Canal do Panamá, expandido recentemente. Suape possui linhas de navegação para a Costa Oeste dos EUA, Europa, Caribe e Leste da América do Sul. Além disso, tem um dos melhores transit-time para o oriente médio por meio do Canal do Suez, atendendo alguns portos em menos de 28 dias. Nas movimentações portuárias o porto pernambucano tem apresentado sucessivos recordes ao longo dos últimos anos. Só em 2016, foram 22,74 milhões de toneladas, um crescimento de 15% comparado a 2015. Suape é líder na movimentação de contêineres nas regiões Norte/Nordeste do Brasil e líder na movimentação nacional de granéis líquidos, com 17,28 milhões de toneladas movimentadas em 2016.

(Suape)

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon