Renda média dos trabalhadores brasileiros cresce 5,8%, aponta Ipea - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Renda média dos trabalhadores brasileiros cresce 5,8%, aponta Ipea

Revista algomais

Estudo revela aumento dos rendimentos, mas sinaliza queda recente após pico em abril

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou na última sexta-feira (6) que a renda habitual média dos trabalhadores brasileiros registrou um crescimento interanual de 5,8% no segundo trimestre de 2024. Apesar do aumento, o rendimento médio real, que atingiu o pico de R$ 3.255 em abril, caiu para R$ 3.187 em julho, marcando uma redução de 2,1%.

Agenda TGI

O estudo, baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) do IBGE, destaca que os trabalhadores por conta própria, sem carteira e do setor público apresentaram crescimento expressivo na renda, com aumentos acima de 7% no trimestre. No entanto, os trabalhadores com carteira assinada registraram um crescimento menor, de 4,4%.

Os maiores ganhos de renda foram observados na Região Nordeste (8,5%) e entre trabalhadores mais velhos (8,8%). No entanto, jovens, trabalhadores com ensino fundamental incompleto e moradores do Centro-Oeste tiveram aumentos mais modestos. Em termos setoriais, os setores de construção e agricultura mostraram desempenho negativo, enquanto a indústria e a administração pública tiveram ganhos superiores a 8%.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon