Restauração de Pinturas Murais do Século 19 na Academia Pernambucana de Letras - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Restauração de Pinturas Murais do Século 19 na Academia Pernambucana de Letras

Revista algomais

Obra de Eugène Lassailly é restaurada para preservar o patrimônio histórico do Recife

A Academia Pernambucana de Letras (APL), localizada no bairro das Graças, no Recife, está realizando um minucioso processo de restauração de suas pinturas murais do século 19. As obras, de autoria do pintor francês Eugène Lassailly, decoravam a antiga sala de jantar do casarão e retratam cenas de paisagens, naturezas mortas e atividades cotidianas da época, como caça e pesca. Encomendadas pelo comerciante português João José Rodrigues Mendes, as pinturas datam da década de 1860 e fazem parte da história cultural da cidade.

Agenda TGI

As intervenções no local ao longo dos anos, incluindo uma na década de 1970, resultaram em danos significativos nas obras. Entre os problemas estavam infiltrações, rachaduras, abrasão e descolamento da camada pictórica. "Houve uma intervenção na década de 1970, mas infiltrações provocaram a degradação das pinturas. As paredes que não sofreram tanto com infiltrações nos deram a referência para restaurar todas as pinturas da sala, como elas eram originalmente", explica a restauradora Suzana Omena, fiscal do projeto.

O trabalho de restauração, coordenado pela produtora Arkhé Cultural com o apoio do Funcultura, exige uma atenção detalhada na remoção das camadas de tinta que cobriam as pinturas originais. "É um trabalho minucioso, praticamente um processo cirúrgico. Você tem que remover camada por camada das tintas colocadas por cima das pinturas, mas preservar o que está por trás, que nem sempre a gente sabe como está", conta Walas Fidélis, coordenador da equipe de restauro. O projeto visa não apenas a preservação das obras, mas também o resgate da história do casarão e sua importância cultural para o Recife.

A primeira fase da restauração está prevista para ser concluída até o fim de janeiro, quando a Sala dos Acadêmicos será reaberta ao público, permitindo que todos possam apreciar a riqueza histórica e artística do imóvel.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon