No plano de retomada gradativa de alguns setores, estabelecido pelo governo estadual, a Rio Ave está reiniciando suas atividades esta semana. A empresa adotou medidas de segurança para permitir a volta da metade de funcionários nos canteiros de obras e no escritório. De acordo com Álvaro Ferreira da Costa, sócio da Rio Ave, as práticas envolvem mudanças na estrutura dos ambientes, reforço na higienização e entrega de equipamentos de proteção individual (EPI) como máscaras, álcool em gel e borrifadores, tanto para o trabalho quanto para a ida e volta para casa, com mais proteção. No escritório, foi incentivada uma campanha de carona solidária para garantir a redução do uso de transportes públicos. Além de flexibilização para evitar os horários de pico. A Rio Ave também tem orientado todo o pessoal para haver mudança nos comportamentos.
Nas obras, já foi feito treinamento prévio com toda a equipe de suporte como engenheiros, técnico de segurança, almoxarife, administrativo e portaria para coordenar e orientar a produção. A intenção é que haja distanciamento mínimo. Para aumentar a higienização, foram instalados dispensadores com álcool em gel e novas pias de acionamento, usando os pés, em locais estratégicos como próximo a ponto eletrônico e espaço para refeições. Outra medida foi a criação de novas áreas para realizar as refeições, com delimitação de espaço e sinalização no piso.
Escritório. No escritório, as equipes foram divididas em grupos, em sistema de rodízio, e alternarão turnos presenciais e em home office. As áreas comuns de maior convívio e algumas estações de trabalho foram interditadas para permitir mais distanciamento entre as pessoas. Logo no início do expediente, também está havendo monitoramento diário da temperatura dos colaboradores. Outra medida preventiva é flexibilizar os horários de início e término do expediente, para evitar os picos de utilização de elevadores e transporte público e rodízio semanal, sendo divididas as equipes em grupos.
A limpeza também está intensificada, principalmente nas áreas de maior possibilidade de contágio como portas, maçanetas, pontos eletrônicos e banheiros. E para minimizar o contágio, as refeições – que antes eram servidas no refeitório – serão disponibilizadas individualmente e cada colaborador poderá realizar nas suas estações de trabalho.
As reuniões envolvendo mais de três pessoas continuarão a ser feitas via teleconferência. A empresa ofereceu, ainda, a aplicação de testes rápidos para sorologia de IGG e IGM para todos os colaboradores que tiverem interesse em saber se já foram infectados pela COVID-19.