A Roche e Sistema Hapvida anunciaram um investimento conjunto, estimado em R$ 46 milhões, para construção de um polo de medicina diagnóstica com gestão de inteligência. O Núcleo Técnico Operacional (NTO), será localizado em Recifee tem inauguração prevista para outubro de 2020. Com a novidade, o Hapvida se tornará um dos cinco maiores clientes da Roche Diagnóstica no Brasil.
O local contará com uma central inteligente de controle e gestão de produção e qualidade integrado e processará com eficiência 95% dos exames realizados mensalmente pela rede – cerca de 2,6 milhões de análises.
A escala, abrangência nacional e a eficiência das operações permitirão à rede processar um amplo e sofisticado portfólio de exames em todo o Brasil aproveitando o modelo de negócio verticalizado da rede. Serão mais de 1.200 tipos de exames especializados disponíveis para cerca de 3,5 milhões de beneficiários distribuídos
nas cinco regiões do país.
Do ponto de vista operacional, segundo o Sistema Hapvida, a flexibilidade para verticalizar tanto a demanda atual trazida por carteiras recentemente adquiridas quanto a proveniente de futuras aquisições representam ganhos também em sustentabilidade com tecnologia que reduz a geração de resíduos e consome menos energia
e água. As novas instalações, altamente automatizadas, irão reduzir custos e integrar os resultados dos testes com o sistema de registros médicos eletrônicos proprietário do Hapvida. “Isso significa menor custo fixo por exame, com tecnologia de ponta, agilidade e segurança nos exames de urgência e emergência aos beneficiários. O NTO poderá processar rapidamente tanto testes mais simples quanto os mais complexos, inclusive processando exames que hoje são enviados para laboratórios terceirizados, aumentando o nível de verticalização de exames laboratoriais e otimizando a utilização de nossa capacidade produtiva, sem qualquer intervenção humana, aumentando a confiabilidade dos resultados”, afirma Jorge Pinheiro, CEO do Hapvida.
“Esta parceria permitirá fortalecer a colaboração entre as empresas não só na parte de diagnóstico como também no acompanhamento da saúde dos usuários da rede, colocando a Roche cada vez mais perto dos pacientes”, comenta Antonio Vergara, presidente da Roche Diagnóstica Brasil. “É um grande avanço para a saúde no Brasil e estamos muito orgulhosos em poder ampliar o acesso da população a este tipo de inovação, que proporciona o olhar integrado e mais eficiente dos cuidados com a saúde”.