Pelo oitavo ano, os 6,5 quilômetros da Rota dos Coqueiros – que dá acesso à Reserva do Paiva e a praias do Litoral sul como Pedra de Xaréu, Enseada dos Corais e Gaibu – será percurso da 8ª Maratona das Praias. Organizado pela Associação dos Corredores da Jaqueira (Acorja), o encontro acontece domingo (11/03) e reunirá cerca de 400 atletas de Pernambuco e de outros estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Eles percorrerão total de 42 quilômetros, em até sete horas, sendo quase toda a sua extensão feita pelos calçadões, o que não será necessário interditar vias públicas. Haverá 11 pontos de apoio/hidratação ao longo do caminho para dar suporte aos participantes.
A concentração inicia às 3h, no Parque da Jaqueira, na Avenida Rui Barbosa, na frente da igrejinha, e a largada se dará às 4h, com destino à praia de Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho. Saindo do Parque da Jaqueira, os atletas passarão pelo Marco Zero, Cais de José Estelita, Pina, Boa Viagem, Piedade, Barra de Jangada, Reserva do Paiva e Enseada dos Corais. A prova é considerada oficial e faz parte do calendário da Federação Pernambucana de Atletismo.
Atendimentos – Apesar dos pontos de apoio que serão instalados pela organização da maratona, a concessionária Rota dos Coqueiros também disponibilizará estrutura ao público, caso necessário. Entre eles, o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), com assistência médica, inclusive com ambulância de resgate para realizar os primeiros-socorros, e também banheiros femininos e masculinos.
Paisagem
Além da paisagem urbana, o participante também margeará o litoral e se debruçará em uma paisagem bucólica do sistema viário do Paiva, que é gerenciada pela concessionária Rota dos Coqueiros. Um verdadeiro cinturão verde que ladeia a primeira Parceria Público-Privada (PPP) de Pernambuco e a primeira PPP de rodovias do País. Esse sistema viário interliga as cidades de Jaboatão dos Guararapes e o Cabo de Santo Agostinho.
Nesse caminho, o atleta também poderá apreciar ainda a Ponte Arquiteto Wilson Campos Júnior, que tem 320 metros de extensão e dois mirantes em sua lateral. É uma ponte estaiada, com mastros e suspensa por cabos, e dela é possível apreciar coqueiros à beira-mar e a vegetação da Mata Atlântica às margens do Rio Jaboatão, que desemboca no oceano.