Rotina de atividades físicas traz série de benefícios à pele – Revista Algomais – a revista de Pernambuco
Fitness e Wellness

Fitness e Wellness

Jademilson Silva

Rotina de atividades físicas traz série de benefícios à pele

Dermatologista Marina Coutinho: "Musculação é a prática com melhor resultado antienvelhecimento" Foto: Wandson Aragão

Caro leitor, sabemos que você é um praticante de atividades físicas e tem consciência, portanto, do quão bem à saúde e ao seu bem-estar geral está fazendo ao manter tal rotina. Mas sabia que a sua pele também agradece aos treinos que vem fazendo? Quem mantém o hábito regular, em poucos meses, já percebe mais viço e beleza – e não é impressão. É que há melhoras na circulação, renovação e nutrição das células epiteliais, ação antioxidante e, por isso, a pele fica mais hidratada, de cor vívida, textura macia e, claro, mais saudável.

Segundo a dermatologista Marina Coutinho, o principal motivo dessa lista robusta de benefícios é que as atividades físicas aumentam o fluxo sanguíneo das células e melhoram a oxigenação dos tecidos.

“Produzimos mais substâncias químicas, como o hormônio do crescimento e L-Glutamina, que têm grande ação antienvelhecimento, sendo a musculação a atividade que melhor nos dá essa resposta”, explica.

O importante, na verdade, é se mexer. Durante o movimento de qualquer exercício, há constante renovação, fortalecimento e regeneração de estruturas que dão tonicidade à pele.

“Dessa forma, reduzimos o risco de flacidez ou o aparecimento de rugas. Ganhamos em firmeza e elasticidade, com a produção constante de colágeno e elastina. E a ação antioxidante está diretamente ligada ao aumento da produção de enzimas bloqueadoras dos radicais livres, agentes que provocam envelhecimento e doenças”, diz a dermatologista.

Isso tudo sem contar com um importante fator hormonal: durante as atividades físicas, nosso corpo libera endorfina, conhecido como o hormônio da felicidade, que reduz a percepção da dor e desencadeia sentimentos de euforia. Aí temos uma reação em cadeia: melhora a imunidade, a qualidade do sono, alivia a ansiedade e o estresse. Tudo isso nos proporciona bem-estar. “A serotonina (hormônio que regula sono e humor) e a endorfina também proporcionam uma melhora significativa na pele. Os dois aumentam e agilizam o processo de recuperação cutânea. Afinal, prazer e felicidade são os melhores e mais eficazes tratamentos para conquistar uma pele mais saudável”, revela Marina.

Benefícios e malefícios da transpiração

Transpirar nos faz bem! Quem se exercita, bebe bastante água e libera suor, além de aumentar o gasto metabólico e liberar toxinas provenientes de uma má alimentação e da ingestão de bebida alcoólica, por exemplo. Mas um importante alerta: o suor resseca a pele e os cabelos. Por isso, acabou o exercício, corre para tomar uma ducha e tirar a roupa que estava usando, pois as peças suadas podem ser transmissoras de fungos e bactérias.

Hidrate os fios e use acessórios maleáveis

Para as madeixas, a dica é passar um leave-in (creme), um produto com silicone, antes da atividade, que vai fazer uma película protetora. Como é difícil se exercitar com os cabelos soltos, atenção na hora de escolher como amarrar ou fazer um penteado. Varie as maneiras de prender, para não ficar marcado. Prefira acessórios mais maleáveis, que não maltratem nem apertem os fios – uma boa saída são os feitos com cetim.

Dicas para cuidados diários com a dermatologista Marina Coutinho – Foto: Wandson Coutinho

Ao ar livre

Para quem gosta de caminhadas, funcional, tênis e beach tennis

A limpeza e proteção da pele são importantes em todas as situações, independente da prática de esportes ou não. Os que fazem atividades ao ar livre e estão expostos ao sol, a proteção solar deve ser feita no corpo inteiro, não apenas no rosto e antes de sair de casa (sem roupa), também fazer reposição ao longo da atividade. Lembrar de áreas comumente esquecidas, como orelhas e pescoço.

Corrida: moda que veio e ficou!

De manhã

Lavar, hidratar e proteger

Antes, o ideal é lavar o rosto com um sabonete neutro ou específico para seu tipo de pele. Isso porque os produtos aplicados à noite devem ser removidos. Em contato com o sol, eles podem manchar ou arder. Depois, aplicar hidratante e, somente em seguida, usar um protetor solar com alto FPS e proteção UVA – de preferência com resistência à água e ao suor.

Para correr à noite

Lavar e hidratar

Comece tirando a maquiagem do dia e lave o rosto. O uso do protetor solar é dispensável, mas não renuncie a um hidratante com propriedades antioxidantes. Depois do treino, o ideal é lavar bem o rosto e, se tiver pele mais oleosa, utilizar produtos com ácido salicílico. O hidratante vem logo em seguida, e as corredoras com a pele seca devem optar por produtos mais pesados, enquanto os indicados para as com pele oleosa são os mais leves, com absorção rápida.

Tchibum

Natação e hidroginástica

Para os que fazem atividades aquáticas pela manhã ou à tarde, o protetor solar deve estar sempre à mão – e vale a mesma regra de usar o item ainda em casa, antes de colocar a roupa de banho. Manter os cabelos dentro da touca, sem molhar – cloro e outros produtos utilizados para a limpeza e manutenção da água agridem os fios, especialmente os que já sofreram ação química (coloração e tratamentos). Ao término, novamente, tomar uma ducha e tirar maiô/biquíni/calção quanto antes – nada de apenas se secar com toalha, para não correr risco de dermatites e micoses. 


Roberta Imperiano: “Toda roupa é um meio de comunicação”

Toda roupa é um meio de comunicação onde códigos sociais econômicos culturais são lidos intuitivamente por quem lhe ver. E quando você não está nem aí, nega o cuidado mínimo com o que você veste, está comunicando também. O descuido as vezes é uma forma de desprezo com o outro. Você malha a mais de 10, 20 anos? Então é do tempo da @lycra e acompanha a evolução dos tecidos e materiais para se exercitar! Os novos tecidos “respiram”, são antibactericidas, de bamboo, dry fit, pets etc. É inegável o conforto que esses materiais nos trazem, principalmente em uma região tão quente como a nossa.Todo o estudo para melhoramento dos materiais para roupas e acessórios vem das pesquisas feitas para os esportes que sempre investiu pesado para aumentar a performance e o conforto dos atletas.Hoje em dia está muito mais fácil usufruir dessa tecnologia. Encontramos esses materiais de variados valores! Nas grifes famosas são ainda mais modernos e tem acabamentos e modelagens melhores. Contudo, com o avanço dos maquinários podemos comprar em lojas de materiais populares, excelentes produtos e fazer um mix charmoso sem aquela cara de já sei onde e quando foi, prestigiando e dando um gás para a produção local.Para completar a decisão de compra, estamos cada dia mais conscientes da nossa responsabilidade social e ecológica e nos perguntamos: o que impacta menos? O que polui menos? Os sintéticos, caso dos mais confortáveis, a cada lavada leva para os mares micropartículas que danificam seriamente todo o ecossistema. Os de algodão tem na maioria das vezes o uso de agrotóxicos que também afetam o meio ambiente. Portanto não é tão fácil ser consciente, moderno, tecnológico e estar confortável. Por fim, se você se preocupa e quer fazer sua parte na sustentabilidade, compre com mais consciência do que é bom, durável e que vai fazer boas combinações com o que você já tem. Gaste dois minutos pensando em composições novas, se olhe no espelho e corra para o parque, para a praia ou para a academia!



Prof. Pedro Miguel é uma das poucas pessoas no Recife a ministrar essa vivência: yoga, respiração, meditação e imersão no gelo

Neste sábado, 25 de maio, às 14h, no Studio Vidya, em Boa Viagem, haverá imersão em técnicas de respiração, meditação e Hot Yoga. A vivência será ministrada pelo professor Pedro Miguel, instrutor de yoga, crioterapia e outras experiências integrativas. Ao final, os participantes poderão experenciar a imersão em banheira de gelo. “O aluno desafiará seus limites e se conectará para buscar o autoconhecimento. O momento é uma projeção em dois extremos, nutrir a essência do indivíduo e cultivar a paz interior de uma forma totalmente nova e revigorante”, informa o prof Pedro Miguel. Haverá também uma parada para o lanche com a Leve’mente Café. Informações: @yopedromiguel @vidyastudio. Inscrições clicando AQUI


O prefeito João Campos e o secretário de esportes e lazer, Joka Heráclito, (centro), anunciaram o novo equipamento para a população

Começa a funcionar neste sábado, 25 de maio, o Corredor Recife de Esporte e Lazer, dedicado à prática de esportes. São duas rotas que se encontram na Praça do Marco Zero, uma saindo do Parque da Jaqueira e outra da Praia do Pina – sempre neste mesmo dia da semana, das 4h às 7h30. “A nossa faixa para ciclistas já é um sucesso, e sempre surgiam perguntas quando poderíamos ter algo nesses moldes também para os corredores. Agora, solucionamos isso, enquanto ganhamos mais um dia do fim de semana com uma excelente opção de programa para fazer com amigos e família. Tudo isso cuidando da saúde e aproveitando o que de melhor o nosso Recife tem a mostrar”, destacou Joka Heráclio, secretário de Esportes


Corrida pretende mobilizar empreendedores locais para prática do lazer e qualidade de vida

No próximo dia 09 de junho, no município de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Estado, acontecerá a 1ª edição da Corrida do Empreendedor, que tem como objetivo incentivar a prática da corrida de rua, visando uma melhor qualidade de vida, lazer e saúde. São dois percursos, o de 5 km e 10 km, pelas principais ruas do centro da cidade, com largada e chegada na praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara. A largada ocorre às 06h00 da manhã, com atividades de alongamento e aquecimento a partir das 05h30.  A 1ª edição da Corrida Empreendedora, promovida pela empresa JQ Contabilidade, continua com as inscrições abertas no valor de R$ 79,90. Empreendedores podem se inscrever via formulário on-line no Google Forms.  Segundo o regulamento, os três primeiros atletas colocados na categoria Geral da corrida de 05 km e 10 km, masculino e feminino receberão a premiação de medalhas de acordo com sua colocação e um valor que pode chegar a R$300,00 (trezentos reais). O kit de participação será entregue na sexta-feira, 07 de junho, das 17h às 21h, na Avenida Rio Branco (ponto de concentração). A empresária e contadora Jakellyne Quidute, coordenadora da corrida, enfatiza a importância deste evento para a prática de esportes local: “Esta iniciativa veio pra ficar unindo e interagindo grandes empreendedores da cidade, um evento que vai além das corridas usuais, unindo esporte, solidariedade e o espírito de comunidade em cada passo dado nas ruas de Afogados da Ingazeira”, ressaltou.  A corrida tem o apoio institucional da Prefeitura da Afogados da Ingazeira e da CDL local. Inscrições clicando AQUI


Pelo primeiro ano, a rede de farmácia Drogasil, que conta com mais de 3 mil unidades em todo o país, é parceira oficial da 19ª Corrida das Pontes do Recife que acontece no dia 2 de junho, com largada às 7h, do Forte do Brum. Para marcar a nova parceria, a Drogasil está projetando algumas ações para os corredores inscritos na prova. No dia 1 de junho, das 9 às 20h, na farmácia Drogasil das Graças, os atletas irão receber vouchers para exame de bioimpedância que analisa a composição corporal da pessoa, durante a retirada dos kits. No dia da corrida, na tenda da farmácia, os corredores poderão aferir a pressão arterial e realizar quick massage, que é uma massagem rápida inspirada em técnicas orientais para promover o relaxamento. Além disso, quem for até o local, irá receber vouchers para a realização gratuita de serviços como oximetria e aferição de pressão, nas farmácias participantes entre os dias 24 e 30 de junho. Mais informações sobre a corrida no @jjseventos


Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon