Uma das metas do médico pernambucano é reduzir a disparidade entre os tratamentos oferecidos nas redes privada e pública
O médico endocrinologista Ruy Lyra, natural de Pernambuco, tomou posse como presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes para o biênio 2024-2025. A SBD é a principal instituição médica dedicada ao diabetes, mantendo seus membros e interessados atualizados sobre as últimas novidades em prevenção e tratamento da doença. Durante sua gestão, uma das principais metas é colaborar com o governo federal para diminuir a discrepância entre os tratamentos oferecidos na rede privada e pública. Além disso, pretende realizar pesquisas para identificar com precisão o número de pessoas com diabetes, a fim de determinar a quantidade adequada de insumos e medicamentos necessários. O novo presidente destaca a importância de uma pesquisa atualizada, já que a última grande realizada pelo governo foi em 1988.
Professor de Endocrinologia na Universidade Federal de Pernambuco, Ruy Lyra possui graduação em Medicina pela Universidade de Pernambuco (1985), Mestrado em Genética pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e Doutorado em Genética pela mesma instituição (2010). Sua experiência abrange a área de Medicina, com especialização em Endocrinologia, concentrando-se em diabetes mellitus, obesidade, dislipidemia e risco cardiovascular, com diversas publicações nessas áreas.
Dr. Ruy Lyra já ocupou a presidência da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia de 2007 a 2009, além de ter desempenhado outros cargos na Federação Panamericana de Endocrinologia e na Federação Latinoamericana de Endocrinologia. Ele foi vice-presidente da SBD na gestão 2014-2015. Além de suas atividades médicas, ele é conhecido por ministrar conferências no Brasil e no exterior, participar de pesquisas científicas como coordenador científico e ter diversos artigos publicados. O médico também é autor de quatro livros na área de Diabetes: "Diabetes Mellitus" (3 edições), "Diabetes, perguntas e respostas" (1 edição), "Diabetes Vision Latino-americana" (3 edições) e "Diabetes e Doenças Cardiovasculares" (01 edição). Ele já ocupou a presidência da Federação Latino-Americana de Endocrinologia e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Ruy Lyra
“Queremos que os pacientes do SUS tenham acesso aos mesmos medicamentos e insumos que estão disponíveis na rede particular”