Samira Pavesi Estreia Exposição Individual Na Galeria Janete Costa, No Recife - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Samira Pavesi estreia exposição individual na Galeria Janete Costa, no Recife

Revista Algomais

A Galeria Janete Costa, localizada no Parque Dona Lindu, recebe a primeira exposição individual de Samira Pavesi no Recife, intitulada “O que ecoa por entre vazios”. A vernissage acontece no dia 2 de outubro, a partir das 18h, e a visitação segue gratuita de 3 a 30 de outubro, de quarta a domingo, das 11h às 20h. O projeto reúne 40 obras inéditas da artista capixaba, que já morou na cidade, contemplando diferentes suportes e linguagens, incluindo pinturas, esculturas, fotografias, desenhos, instalações e assemblagens.

Samira Pavesi destaca sua ligação afetiva com a capital pernambucana: “Eu já havia participado de uma mostra coletiva na Christal Galeria, no Recife, há dois anos, mas pela minha ligação afetiva com a cidade, sentia que precisava voltar para apresentar meu trabalho de uma forma mais ampla. O Recife é uma cidade que respira arte e possui um público que valoriza essa efervescência. Então, estou muito feliz de voltar e em uma galeria tão especial como a Janete Costa, além disso a arquitetura do espaço dialoga muito com os trabalhos que irei apresentar”. A curadoria da exposição é assinada por Steve Coimbra, que acompanhou o desenvolvimento do projeto desde abril deste ano.

Com experiência em residências internacionais e formação em importantes escolas de artes visuais, Samira explora em suas obras a interação entre corpo, espaço e movimento, questionando liberdade e limites no mundo contemporâneo. Segundo a artista, “Os elementos que uso me levam para um lugar mais subjetivo e isso passa por um questionamento sobre a liberdade, porque, muitas vezes, a gente se coloca em lugares e em posições emocionais e físicas que, na verdade, estão nos limitando e nos prendendo muito mais do que nos libertando e posicionando. Acabamos absorvendo papéis e funções que foram estabelecidas ao longo dos anos, que a gente tenta se desvencilhar, mas que estão ainda muito presentes e internalizadas”.

O projeto marca também o retorno da Galeria Janete Costa após manutenção estrutural, celebrando a efervescência cultural do Recife. A mostra de Samira Pavesi convida o público a atravessar olhares e sensações em múltiplos suportes, explorando a subjetividade e a presença do corpo em espaços urbanos.

Serviço:
Exposição: O que ecoa por entre vazios – Samira Pavesi
Curadoria: Steve Coimbra | Texto: Daniela Avellar
Local: Galeria Janete Costa – Parque Dona Lindu, Recife–PE
Abertura: 2 de outubro de 2025, às 18h
Visitação: 3 a 30 de outubro de 2025, quarta a domingo, das 11h às 20h
Entrada gratuita

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon