O Novo PAC Seleções destinou 418 milhões para os projetos do eixos Água para Todos e Cidades Sustentáveis e Resilientes em Pernambuco. Os projetos para obras de saneamento rural vão receber cerca de R$ 48 milhões, que vão financiar a construção de sistemas simplificados de abastecimento em comunidades rurais das cidades de Bezerros, Caruaru, Betânia, Cabrobó, Vitória de Santo Antão, Jataúba, Petrolândia, Tupanatinga e Palmares.
Os sistemas simplificados emergem como a solução ideal para atender às necessidades de abastecimento em áreas rurais. Com estruturas mais compactas do que os grandes sistemas, eles não apenas reduzem custos, mas também encurtam o tempo de construção. Tipicamente compostos por uma estrutura de captação de água, adutora, estação de tratamento e rede de distribuição, esses sistemas têm demonstrado eficácia notável.
Neste ano, um total de 12 sistemas simplificados de abastecimento foram implementados, todos situados no Sertão do estado. Essas iniciativas têm impactado cerca de três mil famílias, representando um investimento conjunto de aproximadamente R$ 24,6 milhões. Essa medida não apenas melhora a qualidade de vida nessas comunidades, mas também fortalece a infraestrutura hídrica em áreas historicamente desfavorecidas.
Almir Cirilo, secretário de recursos hídricos e saneamento do estado
“Investimento no saneamento rural é um esforço que foi definido pela nossa governadora, de trabalhar pra que a população mais desassistida das áreas rurais seja abastecida de água. Recebemos com muita alegria o resultado do Novo PAC, mas este é um esforço que requer muito mais recursos. Por isso, temos trabalhado com a perspectiva de acessar outras fontes de financiamentos – nacionais e internacionais – para dar escala a esse processo de começar enfim a trazer a cidadania para o povo que reside na zona rural do nosso estado, que nunca foi enxergado da forma que merece, tendo garantido seu direito de acesso a água”.
Pernambuco tem cerca de dois milhões de pessoas vivendo em áreas rurais, onde a distribuição per capta de água é muito baixa. As regiões do semiárido do estado representam 89% de seu território e contam com apenas cerca de 20% da água disponível.